Governo participa do movimento “Hora do Planeta”
Neste sábado (28), às 20 horas, e pelo quinto ano consecutivo, o Governo do Espírito Santo participará da campanha de combate ao aquecimento global e apagará a iluminação do principal símbolo do Poder Executivo capixaba, o Palácio Anchieta. O ato faz parte do movimento anual Hora do Planeta, iniciativa mundial para enfrentar mudanças climáticas da rede WWF, que convida pessoas, empresas, comunidades e governos a apagarem suas luzes por 60 minutos como uma ação simbólica de preocupação com o aquecimento global. No Brasil, as crises hídrica e energética serão o tema central da campanha.
No Estado, diante desta crise hídrica o Governo do Estado tem realizado encontros para mobilização e campanhas educativas para a redução do consumo de água. Somente na Grande Vitória, a queda no consumo total de água de janeiro para fevereiro de 2015 foi de 9%. Neste mesmo período, segundo levantamento da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) nos 52 municípios onde atua, apontam para uma redução do consumo per capita de 218 litros por habitante por dia para 184 litros por habitante por dia. Além disso, somente nos dois primeiros meses do ano os capixabas economizaram mais de 800 milhões de litros de água.
O governador Paulo Hartung ressaltou que o poder público não pode ficar inerte diante da crise hídrica e que está empenhado no entrosamento da população na economia da água. “A dura crise que enfrentamos enseja algumas oportunidades e temos que aproveitar esse período de mobilização para fazer os debates necessários. Pretendemos avançar na produção de água no Estado e para isso será necessário avançar nas políticas ambientais.”, destacou o governador.
Hora do Planeta
Organizada mundialmente desde 2007, no Brasil esta será a 7ª edição da campanha, com o slogan #UseSeuPoderpara reverter o aquecimento global Em todos os países que aderirem à campanha, as pessoas são convidadas a apagar as luzes entre 20h30 e 21h30. No ano passado, 144 municípios brasileiros participaram da Hora do Planeta. Durante uma hora, 627 monumentos ficaram no escuro, entre eles, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o Monumento às Bandeiras, em São Paulo, e em Brasília a Esplanada dos Ministérios, o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Governo do Estado
Leonardo Nunes
(27) 9.99445215