16/05/2016 15h03 - Atualizado em 31/05/2016 17h01

Governo recebe escritura de terreno de hospital em Cariacica

Em uma concorrida solenidade, no Salão Nobre do Palácio Anchieta, na tarde desta segunda-feira (16), o governador Paulo Hartung recebeu do prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Júnior, o Juninho, a escritura de registro do terreno onde será construído, pelo Governo do Estado, o Hospital Estadual Geral de Cariacica. Cerca de 200 pessoas estiveram presentes, entre o governador Paulo Hartung, o vice-governador César Colnago, secretários estaduais, vereadores, lideranças comunitárias, deputados estaduais e secretários municipais. O valor de investimento da obra é de R$ 270 milhões.

O lançamento do edital de licitação está previsto para o segundo semestre deste ano. O governador Paulo Hartung revelou que o Estado já recebeu a licença do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A partir de agora, tem de haver o licenciamento por parte do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema). Vencida esta etapa, haverá a primeira licitação visando a terraplenagem. Em seguida, é aberta a licitação integral para a construção do Hospital Estadual Geral de Cariacica. A construção será possível, como lembrou o governador, porque foi levantada uma operação de crédito pelo Governo do Estado junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O Hospital Estadual Geral de Cariacica tem a previsão de início das obras para o primeiro semestre de 2017. A expectativa é que seja concluído em dois anos e meio. A área construída terá 35 mil metros quadrados, na Rodovia Leste-Oeste, no bairro Bela Vista. O hospital contará com 400 leitos, sendo 50 Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), 30 semi-intensivos, 10 UTIs Pediátricas, 10 UTIs neonatais, 15 Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais (Ucin), 40 de maternidade, 125 de enfermaria e 120 de retaguarda. O espaço funcionará como um hospital Adulto e Infantil, com pronto-socorro clínico e cirúrgico e maternidade.

Segundo Hartung, o Governo do Estado vai oferecer à região de Cariacica uma unidade hospitalar modelo. Terá, garante o governador, uma das melhores arquiteturas hospitalares do Brasil. "Vamos dotar o Estado com mais uma unidade hospitalar que será referência. É um investimento que irá conectar o Hospital Estadual Geral de Cariacica com o novo eixo de desenvolvimento que estávamos viabilizando no entorno da Rodovia Leste-Oeste", salientou.

O prefeito Juninho agradeceu ao Governo do Estado e classificou a entrega da escritura do terreno onde será construído o hospital como de “extrema importância”. O prefeito fez questão de agradecer todo o Governo do Estado pelo empenho e classificou a obra como “um marco para o município”, que esperou “uma vida” para ver esse sonho realizado.

Outros investimentos

O governador também lembrou aos presentes que o Governo do Estado deve colocar em funcionamento, até o final de 2018, 30 Escolas Vivas. Também fez um pedido para que ajudassem a encontrar um terreno em Cariacica, onde pudesse construir uma Escola Viva para atender à região. Por fim, Paulo Hartung falou das 24 comunidades que serão atendidas pelo programa “Ocupação Social”. “O foco deste programa são 16 mil adolescentes. Ou seja, mesmo diante de uma crise muito séria, estamos fazendo a nossa parte”, completou o governador.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges