Guarapari ganha novo sistema de esgotamento sanitário
A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) entregou aos moradores de Guarapari um novo sistema de esgotamento sanitário. E a comunidade fez questão de comparecer ao evento, pois cerca de 200 pessoas, entre líderes comunitários, moradores e autoridades, prestigiaram a inauguração, que aconteceu nesta quarta-feira (13).
Também estiveram presentes o governador do Estado, Paulo Hartung; o presidente da Cesan, Pablo Andreão; a diretora de Operação Metropolitana da Cesan, Sandra Silly; o diretor de Relação com o Cliente, José Eduardo Pereira; e o diretor de Operação do Interior, Carlos Martinelli; o secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Paulo Ruy Carnelli; e o presidente da Assembleia Legislativa, Theodorico Ferraço.
A obra vai beneficiar mais de 80 mil habitantes da cidade, que passam a ter disponível o serviço de coleta e tratamento do esgoto sanitário. Foram investidos R$ 63,5 milhões na implantação de 60,6 mil metros de redes coletoras, de 5,4 mil metros de emissários, de 12 estações de bombeamento e uma estação de tratamento de esgoto.
Estão disponíveis 4.377 ligações prediais e após a adesão de todos os moradores ao sistema, 16,6 milhões de litros de esgoto por dia deixarão de ser lançados sem tratamento na natureza.
O bairro Coroado foi representado pelo seu presidente, Vanderlei Ramos Pinto, o Vand. Ele contou que a obra é uma reinvindicação que se tornou realidade. “Esta é uma obra muito importante para o meio ambiente e para a saúde das pessoas. Escolas e unidades de saúde estão próximas à ETE e juntos estes equipamentos convivem tranquilamente, cada qual com seu objetivo, sem impacto para um ou outro. O importante é que não vemos mais esgoto a céu aberto, correndo nas ruas, e há a proteção aos manguezais no entorno. É muito bom ver uma obra tão aguardada servindo tão bem a população”, disse.
Malvino Costalonga, representante da associação de moradores do bairro Concha D’Ostra, também ressaltou a importância de não ter mais esgoto a céu aberto, prejudicando a saúde e a qualidade de vida da população. “Moro em Guarapari há 30 anos, e considero esta obra de saneamento básico uma das mais importantes para a cidade. E sabemos que temos que fazer a nossa parte, conscientizando a todos que a ligação das casas à rede de esgoto é prioridade. Temos disposição em ajudar”, contou.
Para que a construção do sistema tenha resultado na despoluição das praias, rios e lagoas, os moradores devem agora fazer a ligação dos seus imóveis à rede coletora. Se na sua calçada tem uma caixa da Cesan, basta fazer a ligação do imóvel. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone 115. A chamada é gratuita e o serviço funciona 24 horas.
O presidente da Cesan, Pablo Andreão, pontuou os benefícios gerados pelo sistema de tratamento de Guarapari, SES Centro. "Esta é uma obra muito esperada e que traz qualidade e vantagens grandiosas para a saúde. Mais de 100 mil pessoas foram beneficiadas, além das pousadas, comércio, e turismo, que é uma vocação da cidade", disse.
Andreão destacou ainda a responsabilidade da Companhia com seus clientes. "Somos servidores públicos e nossa missão é servir a população como prestadores de serviço. Ter responsabilidade para tratar o esgoto e devolver a água de forma adequada para o meio ambiente. E não vamos parar os investimentos até alcançar a universalização", afirmou.
Paulo Ruy Carnelli, secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop), apontou que são poucos os estados do país que investem em esgotamento sanitário e que Guarapari é conhecida nacionalmente pelas suas belezas naturais. "Compete a nós fazer de Guarapari uma Cidade Saúde. Tratamento de esgoto é obra que ninguém quer fazer, mas aqui o Governo faz, agora faltam todos os que têm rede se ligarem", enfatizou.
O governador Paulo Hartung ressaltou que os investimentos realizados na estação de tratamento de esgoto têm relação direta com a despoluição de praias e do canal que corta o município. "A ampliação do sistema de saneamento básico é uma importante ação de saúde preventiva, principalmente em relação às doenças hídricas. É importante destacar que para avançarmos no tratamento do esgoto será necessário a população tomar uma fundamental medida, que é a ligação do esgoto produzido nas residências e estabelecimentos comerciais na rede de coleta da Cesan", destacou Hartung.
Informações ao cliente:
115 - atendimento 24 horas. A ligação é gratuita.
Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Raquel D´ávila
2127-5073 / 99909-7311
Charley Fernandes
2127-5022
Marcia Brito
2127-5106
comunica@cesan.com.br
Assessoria de Imprensa do Governo do Estado
Leonardo Nunes
999445215