30/11/2016 15h51 - Atualizado em 30/11/2016 16h54

Himaba promove encontro das famílias do Método Canguru

Famílias que venceram dias difíceis na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (Utin) do Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha (Himaba) se reúnem, na tarde desta quinta-feira (1º), num momento de confraternização com a equipe assistencial. Participam do encontro mães, pais e outros familiares de crianças que nasceram com baixo peso e foram cuidadas dentro do Método Canguru.

A coordenadora do Método Canguru e do Banco de Leite Humano (BLH) do Himaba, Rosa Maria Negri, explica que o objetivo do método é promover o ganho de peso e evitar a perda de temperatura corporal do recém-nascido. Para isso, são utilizadas técnicas de banho, troca de fralda, amamentação, o jeito de segurar o bebê, enfim, de cuidados gerais com o pequenino.

Mesmo depois que o bebê recebe alta, ele continua sendo acompanhado em consultas até atingir o peso de 2,5 kg, e em casa ele precisa continuar recebendo os cuidados especiais, por isso as mamães aprendem tudo com a equipe do hospital durante o período de internação.

No Método Canguru, o contato pele a pele entre mãe e filho é estimulado ao máximo. Sentir o calor da mãe, seu cheiro, estar aconchegado no colo é superimportante para a saúde da criança, por isso o bebê passa o dia todo enroladinho junto ao corpo da mãe ou até mesmo do pai. Em casa, avós, titios e titias também podem ajudar nessa tarefa de segurar o bebê.

“A mãe é a peça principal, mas é muito importante a participação da família, criando uma rede de apoio para essa mulher. No hospital, apesar de nem todo pai poder passar o dia todo, oferecemos uma estrutura que possibilita a presença dele. Na Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (Ucinca), que é para onde o bebê vai quando sai da fase de maior risco, há um berço para a criança, um leito para a mãe e uma cadeira do papai para o pai”, detalha Rosa Maria Negri.

O aleitamento materno é outro pilar do Método Canguru. O leite materno protege o bebê contra infecções, além de aumentar o vínculo entre a mãe e o bebê, por isso a amamentação é tão estimulada. Para as mães que não produzem leite ou têm dificuldade de amamentar, o Banco de Leite Humano do Himaba dá o suporte necessário.

Saiba mais

 

O Método Canguru é feito com o suporte de equipes treinadas e conscientes da importância desse trabalho. Aplicadas em conjunto, as técnicas de cuidado promovem a saúde do bebê e diminuem o tempo de internação.

O Himaba é certificado pelo Ministério da Saúde como centro de referência no Método Canguru. Isso significa que o hospital está apto a capacitar profissionais e atuar como multiplicador do método em todo o Espírito Santo. Segundo Rosa Maria Negri, 386 recém-nascidos já foram contemplados pelo Método Canguru no Himaba.

 

5º Encontro das Famílias do Método Canguru do Himaba

 

14h30: Abertura

14h50: Momento Ecumênico

15h: Depoimentos

15h40: Lanche

16h30: Apresentação de Dança Materna (a mãe dança com o bebê).

 

 

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges

jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br

Juliana Rodrigues

julianarodrigues@saude.es.gov.br

Ana Carolina Stutz

anapinto@saude.es.gov.br

Juliana Machado

julianamachado@saude.es.gov.br

Isabel Pimentel

isabelpimentel@saude.es.gov.br

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard