23/09/2016 15h05 - Atualizado em 23/09/2016 14h55

Homenagem e caminhada fecham mês dedicado à doação de órgãos

Estimular o debate sobre a doação de órgãos e conscientizar as pessoas sobre a importância desse gesto solidário marcam o mês de setembro, conhecido como “Setembro Verde”. Para fechar a programação, a Central de Notificação, Captação e Doação de Órgãos da Sesa (CNCDO) participa de uma caminhada de sensibilização, em Vila Velha, neste domingo (25), e vai homenagear as famílias que disseram “sim” para a doação de órgãos, com uma solenidade na terça-feira (27), em Vitória.

A coordenadora da CNCDO, Raquel Matiello, destaca que a homenagem será uma oportunidade para agradecer aos familiares que foram solidários, mesmo em um momento difícil. “A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da CNCDO, vai agradecer às famílias que decidiram por esse gesto nobre que é a doação de órgãos, um ato que impacta outras famílias, ao dar vida a quem precisa. Será uma oportunidade também para agradecer a todos os nossos parceiros, aqueles que participam ou que estão envolvidos com o processo de doação de órgãos”, afirma.

No domingo (25), a Central de Notificação, Captação e Doação de Órgãos da Sesa vai estar na 7ª Caminhada de Sensibilização para Doação de Órgãos, promovida pelo Hospital Evangélico de Vila Velha. “Estamos juntos nesse momento, ganhando forças por uma mesma causa, que é a sensibilização sobre a doação de órgãos”, disse Raquel Matiello.

Programações

Durante o mês, instituições de ensino, hospitais e órgãos se mobilizaram e destacaram o debate sobre a doação.  Na próxima quinta-feira (29), a CNCDO participa do 2º Simpósio de Doação e Captação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Hospital Estadual de Urgência e Emergência, que tem o objetivo de promover a troca de experiências e ampliar o conhecimento de profissionais sobre o assunto.

“É um evento científico voltado para profissionais e acadêmicos da área, no qual vou abordar a organização do sistema de transplante, políticas e ações no Estado para o aumento efetivo de transplantes, além do que é a CNCDO e quais são suas funções”, explica Raquel Matiello.

7ª Caminhada de Sensibilização para Doação de Órgãos

Data: 25 de setembro de 2016 (domingo)

Horário: 8 horas

Local: Praia da Costa – Vila Velha

Solenidade em homenagem às famílias de doadores

Data: 27 de setembro de 2016 (terça-feira)

Horário: 14 horas

Local: Auditório do Hospital da Polícia Militar. Endereço: Av. Joubert de Barros, nº 555, bairro Bento Ferreira, Vitória.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges