03/02/2015 09h04 - Atualizado em 23/08/2016 17h06

Hospital Dr. Jayme prepara novas turmas de brigadistas

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, já prepara a sua quarta turma de brigadistas. Todo o mês, duas equipes de funcionários da instituição passam por treinamento com o objetivo de garantir uma reação rápida e qualificada na prevenção e combate a um princípio de incêndio, além de prestar os primeiros socorros a possíveis vítimas.

O curso de formação de brigadistas acontece duas vezes por mês no Hospital Dr. Jayme com duração de 20 horas. As aulas são teóricas e práticas e, ao final, os funcionários são avaliados pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMES) por meio de uma prova escrita.

“A formação de brigadistas é uma exigência do Ministério do Trabalho por meio da NR 23. Regulamentada pela NBR 14276 e pelo Corpo de Bombeiros através da NT 07/2010. A formação dessa equipe é essencial para respostas rápidas dentro da instituição. Eles serão capacitados para entenderem até onde podem ir e o que devem fazer”, explicou o bombeiro militar e instrutor do curso, Gustavo Freitas Pires.

Os brigadistas são funcionários do hospital de todos os cargos e funções que aprendem a identificar situações de emergência, acionar alarme e Corpo de Bombeiros, cortar energia quando necessário, realizar primeiros socorros, controlar pânico, guiar a saída das pessoas para abandono de área, verificar equipamentos e combater princípios de incêndio.

A técnica de enfermagem Ozana da Silva Teixeira se inscreveu e participa das turmas do mês de fevereiro. “Quando eu fiquei sabendo dos brigadistas achei interessante porque é uma forma de ajudar ao próximo. Eu já tenho conhecimento sobre primeiros socorros, então, já é meio caminho andado”, avaliou.

Já a funcionária do setor de Manutenção, Eliquezia da Silva Pereira, disse que buscou o curso principalmente por conta das informações. “Eu não tinha conhecimento nenhum sobre o assunto, então resolvi fazer. O curso é aqui dentro do meu local de trabalho e incentivado pela direção do hospital. Além de poder ajudar a tranquilizar as pessoas, caso aconteça um princípio de pânico, é uma formação para o meu currículo”, garantiu Eliquezia.

Seja um brigadista

Os brigadistas devem ser funcionários do próprio hospital, gozar de boa saúde e boa condição física. Para se inscrever basta solicitar ao gestor que encaminhe o seu nome e matrícula para o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) pelo e-mail natalia.saldanha@hejsn.aebes.org.br ou ligue para o telefone (27) 3331-7564.

 

Assessoria de Comunicação HEJSN

Ravane Denadai

comuicacaohejsn@gmail.com

(27) 3331-7552 / 99274-5245 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard