30/03/2016 14h29 - Atualizado em 13/07/2016 15h29

Hospital público do Espírito Santo entre os melhores do país

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, está entre os melhores do país, segundo lista divulgada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O hospital atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, é um serviço 100% público.

Para o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, o resultado revela o investimento que vem sendo feito para modernizar a rede hospitalar estadual e para melhorar a qualidade do atendimento à população. “Nossos esforços estão voltados para garantir a qualidade dos serviços e a eficiência da aplicação dos recursos públicos”, comenta.

Para avaliar o desempenho do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, assim como das demais instituições de saúde listadas, foram considerados três indicadores: segurança do paciente; que verificou as práticas adotadas pelos hospitais para garantir a segurança do paciente; qualidade da assistência, medida pela certificação emitida por instituições acreditadoras de serviços de saúde, a exemplo da Organização Nacional de Acreditação (ONA); e índice de readmissão hospitalar, que mostra quantos pacientes foram reinternados num intervalo de 30 dias após a alta.

Na avaliação de Sirlene Motta, superintendente da Associação Evangélica Beneficente Espírito Santense (Aebes), organização social que administra o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, esse título é resultado de um processo de gestão pela qualidade. Ela diz que é um programa bem complexo, que envolve infraestrutura, processos, pessoas e tecnologia. “É um sistema de gestão, que tem como foco principal garantir um atendimento de excelência, com segurança para os pacientes”, acrescenta.

Diferenciais

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves possui certificação ONA nível II e ISO 9001:2008. Essas acreditações medem a eficiência da gestão e a qualidade da assistência prestada pelo hospital através de uma auditoria dos recursos institucionais e dos processos adotados pela instituição, atestando a eficiência, a idoneidade e a segurança do serviço oferecido aos pacientes.

A superintendente da Aebes ressalta, ainda, outros atributos do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, como a existência de um heliponto no hospital; a oferta de um serviço de Ouvidoria 24 horas; e o fato de ser referência estadual no atendimento de queimados e de gestantes de alto risco.

Outro recurso que o hospital dispõe é o prontuário eletrônico, que permite ao médico, por exemplo, acessar o prontuário do paciente à distância, via web, caso haja necessidade de fazer um laudo, avaliar exames laboratoriais ou de imagem ou ainda orientar a equipe que está cuidando do paciente. “Além disso, os exames não precisam mais ser impressos. Eles são disponibilizados no sistema e em CDs”, acrescentou Sirlene Motta.

Gestão

A gestão pela qualidade é um ponto forte em serviços de excelência. Além de realizar diversas reuniões internas de planejamento, alinhamento de metas e acompanhamento de resultados, o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves cobra de seus fornecedores o mesmo empenho na melhoria de seus processos e na qualificação do serviço que oferece. Sirlene Motta explica que os fornecedores críticos também são avaliados.

 “Uma empresa mudou totalmente o seu processo de trabalho em função de nossa gestão de qualidade. Nós vínhamos notificando a empresa e foi algo fantástico o que aconteceu. Na entrega dos certificados de boas práticas aos fornecedores, no final do ano, a empresa apresentou um case de sucesso. Mostrou como era e como mudou, por conta das auditorias, notificações e conversas”, conta Sirlene Motta.

Segundo ela, o objetivo é sempre fazer o melhor para todos os envolvidos na cadeia cliente-fornecedor: os pacientes, os funcionários diretos, os prestadores de serviços, os fornecedores, a Secretaria de Estado da Saúde, sempre com foco na segurança e na qualidade do atendimento.

“A melhoria é algo que se busca diariamente. Observar com visão bastante crítica todos os processos, ouvir bastante os clientes e buscar melhorar todos os dias. Não adianta ter uma certificação hoje e achar que é isso. Está certificado hoje, mas e amanhã, quem garante? Qualidade é um processo contínuo”, concluiu Sirlene.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

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