19/06/2015 16h00 - Atualizado em 18/08/2016 15h43

Idaf promove seminários sobre mudanças na lei de inspeção animal

Começa na próxima semana a série de seminários promovidos pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) com a finalidade de levar orientações a produtores rurais, agroindústrias e empresários sobre as mudanças na legislação de inspeção animal estadual e os impactos na agroindústria familiar capixaba. O primeiro seminário será realizado na próxima terça-feira (23), às 15 horas, na Estância Vale do Moxuara, em Cariacica.

Os encontros serão realizados em sete regiões do Estado. O principal assunto é sobre a modificação na inspeção dos matadouros frigoríficos. O processo, que atualmente é realizado por um profissional do Idaf, passará a ser feito por empresas credenciadas pelo órgão, mantendo-se a segurança sanitária e o padrão de qualidade do serviço, oferecendo, ainda, mais agilidade aos procedimentos.

“A mudança na legislação de inspeção animal vem para somar. A concessão desse serviço, a exemplo do que já ocorre em estados como Santa Catarina e Paraná, vai possibilitar, entre outras coisas, que a inspeção realizada no local seja feita com uma carga horária maior, otimizando a produção”, destaca José Maria de Abreu Junior, diretor presidente do Idaf. 

Segundo José Maria de Abreu Junior, boa parte dos profissionais do órgão que são responsáveis pelo serviço de inspeção nos frigoríficos do Estado serão remanejados para atuarem em outras áreas de atendimento à população. “Vamos ter mais profissionais atuando em diversos tipos de setores, inclusive na orientação aos produtores,  dando, dessa forma, mais agilidade aos processos, que às vezes ficam parados por falta de profissionais”, comenta ele.

 

Agroindústria Capixaba Forte

 

Durante os seminários, também serão discutidas as mudanças ocasionadas por dois decretos assinados recentemente pela presidente Dilma Rousseff e pela ministra da Agricultura, Kátia Abreu. O decreto de número 8444 altera o sistema de inspeção federal. Já o decreto de número 8445 muda a regulamentação de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi).

“Essa alteração vai diminuir consideravelmente a burocracia para que uma agroindústria familiar possa ter o selo de inspeção estadual. Com isso, as agroindústrias, além de poder comercializar seus produtos em todo o Espírito Santo, poderão conquistar novos e importantes mercados do país, pois com o selo de inspeção estadual automaticamente poderão comercializar em todo o território nacional”, afirma o presidente do Idaf.

 

Inspeção animal no Estado

 

Atualmente funcionam 19 matadouros frigoríficos registrados no Serviço de Inspeção Estadual. Em cada estabelecimento há um médico veterinário do Idaf acompanhando e inspecionando desde a chegada do animal, todo o processo de abate até a expedição das carcaças. O processo de inspeção é realizado em duas etapas. A inspeção dos animais ainda vivos, que verifica clinicamente as condições de saúde, e a outra após o abate, que identifica criteriosamente se há na carcaça e vísceras doenças como brucelose, tuberculose, cisticercose, dentre outras.

Os técnicos inspecionam todas as partes do animal abatido, uma a uma, no intuito de certificar que o consumidor receba em sua mesa um alimento seguro e de qualidade. Neste processo, observam-se ainda as boas práticas de fabricação, a higiene dos estabelecimentos, dos funcionários, dos equipamentos, dos materiais utilizados e a estocagem correta dos alimentos (refrigeração adequada das carnes).

 

Confira, abaixo, a programação dos seminários:

Cariacica

23/06 às 15 horas

Estância Vale do Moxuara, km 3

 

Santa Teresa

24/06, às 9 horas

Casa da Cultura de Santa Teresa

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard