Incaper realiza curso “Produtor Informado” em Mantenópolis
Mais um curso do projeto “Produtor Informado” foi realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Desta vez, a capacitação ocorreu na Escola Estadual Job Pimentel, no município de Mantenópolis, no extremo Norte, e contou com a participação de cafeicultores, filhos e esposas de cafeicultores, representantes de instituições e trabalhadores ligados à cafeicultura. O objetivo é aumentar o uso de práticas sustentáveis na produção cafeeira.
O curso teve como conteúdo seis aulas de informática básica e oito aulas sobre produção sustentável na cafeicultura. As aulas de informática foram ministradas pelos técnicos do Incaper.
“Além de aprender conceitos básicos de informática, os participantes aprenderam como tornar suas propriedades mais sustentáveis. O produtor que produz de maneira efetivamente sustentável obtém maior lucro, em curto, médio e longo prazos, já que tem uma gestão eficiente, economiza insumos, melhora a produtividade e a qualidade do café e controla os custos de produção” explicou o extensionista Anderson Marim.
O extensionista ressalta, ainda, que o solo e a água são preservados e os impactos produtivos diminuídos. Outros benefícios são o cumprimento da legislação, a maior segurança para trabalhar e a melhor organização da propriedade.
O grande beneficiário ao se adotar as boas práticas de produção que levam à sustentabilidade é o próprio produtor rural.
Projeto “Produtor Informado”
Em um único curso estão reunidas informações básicas em informática e de conhecimento sobre as “Boas Práticas Agrícolas” que auxiliarão no aumento da produtividade, da renda e de qualidade de vida dos cafeicultores e suas famílias, buscando a sustentabilidade das atividades cafeeiras.
Os materiais didáticos de suporte para o curso são apostilas, uma para cada aluno e instrutor; apresentações no formato PowerPoint e vídeos em DVD sobre os assuntos abordados no módulo de Boas Práticas. Lembrando que o curso não tem custo para os alunos.
O curso tem carga de 28 horas aula, divididas em 14 encontros de duas horas de duração. E, dentre estes encontros, oito deles abordam o tema “sustentabilidade na produção de café” e seis deles tratam sobre “informática básica aplicada”; cada turma deverá ter no mínimo dez alunos e no máximo 25.
Os Instrutores dos cursos são técnicos do Incaper que participaram de uma Capacitação quanto ao Currículo de Sustentabilidade do Café (CSC) do Programa Café Sustentável, realizado pela Cecafé por meio da P&A, no Estado, em 2015.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Vanessa Capucho
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper Facebook: Incaper