Intercâmbio Sedu: grupo de estudantes chega nesta quarta-feira (01)
Com muita emoção, saudade e experiência, um grupo de estudantes, que viajaram através do Programa Intercâmbio Sedu, chegou nesta quarta-feira (01) ao Brasil. Oitenta alunos aprimoraram conhecimentos na língua inglesa e espanhola, em países como África do Sul, Argentina, Estados Unidos e Canadá, onde vivenciaram a experiência por três meses.
Tania de Sousa Belo, mãe de Hugo de Sousa Belo, que viajou para a Inglaterra, estava ansiosa a espera do filho. “O Hugo gostou tanto, que se pudesse, nem voltaria mais. Mas eu o incentivei a voltar para trazer para o mercado de trabalho do nosso Estado, tudo de bom que ele aprendeu”, contou Tania.
Macalister Suzuki de Lima, que voltou da Inglaterra, disse que quer se formar e conseguir um emprego onde utilize a língua inglesa como ferramenta. “Eu já estou cursando Engenharia Mecânica. Agora, com essa carga de experiência, pretendo conquistar um cargo em que possa praticar o inglês. Esse intercâmbio foi maravilhoso. Muito melhor do que eu esperava”, disse o estudante.
Oportunidades já estão surgindo para esses alunos. Gabriel Magnoni, que foi para a África do Sul, voltou domingo (29) e estava no aeroporto para receber os colegas. “Cheguei domingo e na segunda-feira já fui fazer uma entrevista de emprego. Estou feliz porque sei que esse intercâmbio vai me proporcionar muitas coisas boas”, contou Gabriel.
Flávio Marques, pai da estudante Skarlat Marques, também estava no aeroporto esperando a filha. “A Skarlat sempre gostou de idiomas. Ela quis, acreditou e conseguiu esse intercâmbio, nos deixando muitos orgulhosos dela”, disse o pai.
Ainda estão por chegar, 20 estudantes que viajaram para o Canadá e Estados Unidos, na modalidade High School. Esses alunos voltam nos dias 13 e 21 de junho.
Nesta edição do Programa Intercâmbio Sedu foram ofertadas 100 bolsas, sendo 20 na modalidade High School, 72 na de Curso Intensivo de Inglês e 08 para o Curso Intensivo de Espanhol, todas destinadas ao aprimoramento do conhecimento de línguas estrangeiras.
Programa de Intercâmbio
O programa é uma ação realizada, desde 2010, com o objetivo de possibilitar aos estudantes do Centro Estadual de Idiomas (CEI), que possuem bons resultados no curso, a oportunidade de concorrer a vagas de intercâmbio no exterior e aprimorar o idioma. Desde o início, 173 estudantes já participaram do programa.
A maioria dos estudantes que participou do Programa de Intercâmbio já ingressou no ensino superior, outros estão trabalhando como professores e coordenadores de inglês em cursos particulares, alguns atuam como intérpretes em feiras internacionais, em agências de intercâmbio, no aeroporto, entre outras atividades nas quais o inglês e ou espanhol foi imprescindível para ingresso.
Centro Estadual de Idiomas
O Governo do Espírito Santo criou o Centro Estadual de Idiomas (CEI), em 2009, para a oferta de língua estrangeira aos alunos do ensino médio da rede pública estadual com boas notas e frequência escolar. O objetivo é propiciar a oportunidade de aprendizagem do idioma para uso nas diversas situações em que seu conhecimento é necessário.
As atividades começaram com cursos de inglês em seis unidades no Estado – Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim e Colatina. Em 2012 foi iniciada a oferta de curso de espanhol nas unidades da Grande Vitória. Atualmente, os CEIs atendem 5.310 estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual de ensino.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação / SEDU
Vivian Camargo / Flávia Zambrone
vbcamargo@sedu.es.gov.br/ fpzambrone@sedu.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-7705/ 3636-7706/ 99703-7815
Texto: Soraia Camata Canal