01/03/2016 10h00 - Atualizado em 12/07/2016 14h41

Iopes completa nove anos de atividades com mais de 200 obras entregues

Constituído para ser um órgão de referência em arquitetura e engenharia no Governo do Estado, o Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo completa, nesta terça-feira (01), nove anos de atividades. O órgão, que é uma autarquia vinculada à Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop), é responsável por elaborar projetos e executar obras de edificações para atender às necessidades de diversos órgãos públicos estaduais. São escolas, hospitais, delegacias, terminais de passageiros, entre outros.

Ao longo de quase uma década de atividades, o Instituto já concluiu mais de 200 obras, com investimento superior a R$ 1,3 bilhão. Entre elas, destacam-se a do Hospital Estadual Central e do Hospital Estadual Jayme Santos Neves, uma unidade hospitalar pública de grande porte que é referência nacional. Outra obra importante na área da Saúde e com previsão para ser iniciada neste ano é o Hospital Geral de Cariacica, que será construído às margens da Rodovia Leste-Oeste.

Já no Esporte, o destaque são as obras de reforma e ampliação do Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho, em Vitória, que devem ser concluídas no primeiro semestre deste ano. O CT será um espaço para a preparação de atletas de alto desempenho.

Na área da Segurança Pública, o Iopes também se destaca na construção de Unidades Padrão do Corpo de Bombeiro Militar (CBMES) e Unidades de Polícia para a Polícia Militar e para a Polícia Civil.

Já na área da Educação são mais de 28 obras de construção, reconstrução e reforma e ampliação de escolas estaduais em diversas regiões do Estado, além de outros 41 projetos em elaboração para a melhoria física da rede estadual de ensino.

Histórico

O Instituto de Obras Públicas do Estado do Espírito Santo (Iopes) foi criado pela Lei Complementar 381, de 28 de fevereiro de 2007, publicada no Diário Oficial de 1º de março de 2007.

A lei complementar transformou o Departamento de Edificações, Rodovias e Transportes do Estado do Espírito Santo (Dertes) em duas autarquias: o Iopes e o Departamento de Estradas e Rodagem do Estado do Espírito Santo (DER-ES).

O Dertes foi criado pela lei complementar 223/2002, que fundia o Departamento de Estadas e Rodagem (DER) e o Departamento de Edificações e Obras (DEO), e regulamentado por meio do decreto 1004-R de 25 de fevereiro de 2002.

O Iopes conta com uma direção geral e três diretorias - Edificações e Obras Públicas; Administrativa e Financeira; e Planejamento e Articulação Setorial.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação - Iopes

Susana Kohler

(27) 3636-2005 / (27) 99972-5862

susana.kohler@iopes.es.gov.br

comunicacao@iopes.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard