20/07/2016 17h55 - Atualizado em 20/07/2016 17h54

Jovens criam horta dentro de Unidade de Internação Provisória

 

Uma pequena faixa de terra da Unidade de Internação Provisória Sul (Unip Sul), do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), ganhou utilidade com um grande significado: uma horta foi construída e está sendo mantida por adolescentes que cumprem medida na instituição, em Cachoeiro de Itapemirim. Nela, já existem dez tipos de alimentos plantados, entre temperos e hortaliças.

A iniciativa começou em maio, e foi batizada de “Cultivando a Vida”. Agora, dois meses depois, já é possível colher algumas verduras, como couve e alface, e também temperos, como cebolinha verde e salsinha. Além disso, em breve a unidade terá milho verde, coentro, almeirão roxo, almeirão folha larga, rúcula e agrião.

“A ideia surgiu porque um dos jovens que cumpre medida socioeducativa na nossa unidade reside na zona rural e trabalha com o cultivo de hortaliças com o pai. Aproveitamos o conhecimento e habilidade dele para trabalhar a responsabilidade, respeito às normas, melhoria no relacionamento interpessoal e reflexão sobre hábitos e costumes com ele e outros adolescentes”, explicou o gerente da Unip Sul, Silvio Resende de Barros.

O plantio é coordenado pelo psicólogo e pelo pedagogo da unidade, Reinaldo Ferreira de Oliveira e Sebastião Mistura, respectivamente. “Eles estão tendo contato direto com a produção de hortas e o resultado tem sido gratificante”, contou Reinaldo.

As palavras do servidor são confirmadas pelo relato do jovem que motivou o projeto. “Mexer com a terra me faz dar um novo sentido para a vida. O cheiro da terra molhada me traz alegria, pois me faz lembrar os tempos em que eu trabalhava na roça, cuidando da horta do meu pai”, contou W.S.P.

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação do Iases

Marina Frossard

Tel: (27) 3636-5484

marina.frossard@iases.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard