05/11/2015 13h06 - Atualizado em 11/08/2016 16h02

Livro apresenta tecnologias para produção de alimentos saudáveis

As tecnologias desenvolvidas pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) para a produção de alimentos orgânicos estão disponíveis ao público por meio de mais uma publicação. O livro “Agricultura orgânica: tecnologias para a produção de alimentos saudáveis” (volume III) foi lançado nesta quinta-feira (05) na Fazenda do Incaper, em Domingos Martins.

O evento reuniu cerca de 300 participantes, entre agricultores e técnicos de diversos municípios do Estado, autoridades municipais e estaduais, estudantes, associações de produtores orgânicos e instituições de ensino e pesquisa. Além do livro de Agricultura Orgânica, também houve o lançamento do folder “Variedades de tomate para sistema orgânico – Resgate e Seleção de Sementes Crioulas” e da cartilha “Agroecologia e Agricultura Orgânica: princípios, métodos e práticas”, ambas produzidas pelo Incaper.

De acordo com o organizador do livro, o pesquisador Jacimar Luis de Sousa, o lançamento dessas publicações acontece em um momento muito oportuno. “O dia de hoje tem como missão mostrar que é possível produzir alimentos de forma saudável e limpa. Estamos lançando três publicações que apresentam tecnologias de produção orgânica justamente no ano em que a Unidade de Referência em Agroecologia do Incaper completa 25 anos de pesquisas e desenvolvimento”, destacou Jacimar.

Ele recordou que o primeiro volume do livro Agricultura Orgânica foi lançado em 1998 e o segundo em 2005. “O livro compila as diversas tecnologias usadas na produção orgânica. O folder de variedades de tomate apresenta, além de 11 variedades, a forma de conservação de sementes crioulas de tomate. Já a cartilha é um guia prático dessas tecnologias”, falou Jacimar.

Para o diretor presidente do Incaper, Wanderley Stuhr, esse evento ocorre em um momento oportuno. “Estamos passando por uma grave crise hídrica e sabemos que a produção orgânica de alimentos é uma alternativa para essa situação. O Incaper já possui uma história de pesquisa e extensão rural com a agricultura orgânica e quer fomentar ainda mais o trabalho da agricultura do século XXI, que é a produção com sustentabilidade. Por isso, o Instituto deve lançar em 2016 o Programa Propriedades Sustentáveis, que responde a um conjunto de desafios no meio rural, sejam ambientais, sociais e econômicos”, destacou Stuhr.

Selene Tesch, da Associação de Agricultores Orgânicos Amparo Familiar, de Santa Maria de Jetibá, participou do evento e acredita que foi uma atividade muito proveitosa. “Quero destacar a importância dessa ação para o incentivo da articulação entre o campo e cidade na produção de alimentos saudáveis, bem como o papel das mulheres agricultoras nessa atividade”, falou Selene.

Durante o evento, além da entrega simbólica das publicações, houve a distribuição de um kit de sementes crioulas de milho, feijão, tomate.

Para adquirir o livro Agricultura Orgânica, que custa R$ 40,00, basta entrar em contato com a Biblioteca Rui Tendinha, pelo email biblioteca@incaper.es.gov.br e pelo telefone (27) 3636-9846.

Gerência de Comunicação Social da Seag
Daniel Simões
(27) 98849-9814/ (27)3636-3700
Assessoria de Comunicação da Seag (Assessoria de Comunicação do Incaper, Idaf e Ceasa)