18/04/2016 14h00 - Atualizado em 11/07/2016 16h09

Mais de 196 mil estudantes da rede estadual vão participar da 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática

Com recorde de inscrições, os estudantes do Espírito Santo já estão se preparando para participar da 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Foram 327.243 estudantes de todo o Estado inscritos, sendo 196.746 da rede pública estadual. O número de escolas participantes também só vem aumentando. Em 2015, foram 333 escolas estaduais, já neste ano serão 359, um aumento de 7,8% na participação.

Os estudantes da rede pública estadual terão a oportunidade de aprimorar, ainda mais, os conhecimentos em Matemática por meio do novo programa “Matemática na Rede: preparando campeões”. Com ele, todas as escolas da rede pública estadual poderão organizar atividades de monitoria em Matemática com os estudantes, sob a coordenação de professores da disciplina da unidade. O intuito é fazer com que os jovens talentos participem de aulas de aprofundamento de estudos, sejam monitores do reforço escolar para outros estudantes e participem, cada vez mais, de competições e feiras relacionadas à matéria.

Para Wellington Rosa de Azevedo, coordenador do programa “Matemática na Rede: preparando campeões”, a olimpíada é uma ferramenta importante para alcançar os objetivos que visam contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica. “Valorizamos muito todo o esforço e apoio que as escolas desempenham para que todos participem das edições da OBMEP, possibilitando aos alunos e seus responsáveis legais, mais uma oportunidade de traçarem trajetórias acadêmicas ricas e diversificas”.

Na 12ª OBMEP, serão 6.500 alunos premiados sendo 500 com medalhas de ouro, 1,5 mil de prata e 4,5 mil de bronze. Além disso, os medalhistas que estiverem matriculados em escolas públicas terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-OBMEP). E os medalhistas que estiverem regularmente matriculados no ensino superior, poderão se candidatar ao Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME) oferecido por diversas instituições de ensino superior.

As provas

A competição será realizada em duas etapas. A primeira será no dia 7 de junho e a segunda dia 10 de setembro. Todos os estudantes inscritos participam da primeira prova, que será realizada na própria escola. O desafio é resolver 20 questões de múltipla escolha. Do desempenho desta fase, a olimpíada seleciona 5% dos estudantes, por escola, com melhor pontuação, que vão para a segunda etapa. A relação de vencedores será divulgada em 30 de novembro.

OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é promovida pelos ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação, e é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Seu objetivo é estimular o estudo da disciplina e revelar talentos na área.

Para incentivar a participação dos alunos, são distribuídos materiais didáticos, oferecidas bolsas de iniciação científica aos estudantes e reconhecimento aos educadores, escolas e secretarias. A OBMEP também prepara, a cada ano, cerca de 30 medalhistas de ouro para competições internacionais.

Mais informações podem ser obtidas no site: www.obmep.org.br

Assessoria de Comunicação / SEDU

Vivian Camargo / Flávia Zambrone / Fernanda Xavier