Mais de 40 animais confirmados no concurso leiteiro de Apiacá
Começa nesta quarta-feira (20) o 23º Concurso Leiteiro de Apiacá. Para o evento, que termina no domingo (24), já foram confirmados 43 animais da raça girolando que disputarão nas categorias de 20 Kg e 30 Kg. No município a bovinocultura de leite é uma das principais fontes de renda da população, onde a bacia leiteira do município capta, aproximadamente, 25 mil litros de leite por dia.
O evento é uma realização do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) por meio do escritório local (ELDR) de Apiacá, em parceria com a Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Agricultura.
De acordo com o extensionista e chefe do escritório do Incaper em Apiacá, Guilherme Bessa Miranda, no município existe um programa de Melhoramento Genético do Rebanho, no qual a prefeitura doa o Sêmen e realiza a inseminação dos animais dos produtores do município. “Uma boa parte dos animais que irão participar deste evento são frutos deste programa”, acrescentou.
Guilherme salientou que o evento será uma vitrine para mostrar para os agricultores do município que é possível obter animais mais produtivos e, consequentemente, melhorar sua renda, além de ser uma grande confraternização entre os produtores e tratadores que trabalham muito durante o ano todo.
O valor total da premiação será de R$ 12 mil.
A pecuária de leite
O leite está entre os seis primeiros produtos mais importantes da agropecuária nacional, ficando à frente de produtos tradicionais como o café e o arroz. A cadeia produtiva do leite desempenha um papel relevante na geração de empregos, renda e na suplementação alimentar para a população.
No Estado, a pecuária de leite é de extrema importância, uma vez que desempenha um relevante papel social como geradora de renda e emprego, e por envolver a grande maioria de agricultores familiares.
Guilherme Bessa também explicou que mais de 70% dos sócios das cooperativas do Estado mandam até 100 litros de leite por dia. A atividade gera em torno de 30 mil empregos diretos e 24 mil indiretos.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2011, o rebanho bovino capixaba produziu 451,3 milhões de litros. A produção cresceu 3% em relação ao ano anterior. O aumento gradativo vem ocorrendo em sequência nos últimos quatro anos e a produção atual gerou R$ 341 milhões de faturamento para os produtores.
O extensionista reforçou que, ainda sim, a produtividade do rebanho capixaba é ainda muito baixa. “Uma vaca produz, aproximadamente, 1.100 litros de leite por lactação. Sabe-se que é possível atingir uma produtividade de 8 mil litros por lactação”, lembrou.
Falhas no processo produtivo como alimentação e animais geneticamente ruins com baixa capacidade de produção são os fatores que contribuem para esta baixa produtividade.
Programação
Local: Galpão da Secretaria de Obras e de Agricultura de Apiacá.
Quarta-feira (20)
A partir das 8h – Chegada dos animais
19h – Show com Os Cavalos de Cueca
21h – Show com Banda Summer ( O Forronejo que Domina)
Quinta-feira (21)
7h – Esgota
19h – 1º ordenha
21h – Show com Paulo Castro
Sexta-feira (22)
7h – 2º ordenha
19h – 3º ordenha
21h – Show com Paulo Castro
Sábado (23)
7h – 4º ordenha
19h – 5º ordenha
21h – Show com Show com Banda Summer ( O Forronejo que Domina)
Domingo (24)
7h – 6º ordenha
10h – Solenidade de Encerramento e Entrega das Premiações
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Tatiana Caus
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper Facebook: Incaper