15/08/2016 16h00 - Atualizado em 15/08/2016 16h04

Mais de R$ 2 milhões em dívidas negociadas em São Mateus

O Procon-ES realizou entre os dias 08 e 12 de agosto o 4º Mutirão de Negociação de Dívidas, no Ginásio de Esportes Municipal Antônio Houri, em Boa Vista, São Mateus. Durante a ação, 1.274 negociações foram realizadas por instituições bancárias, financeira e empresa de energia elétrica, proporcionando aos consumidores a oportunidade de negociar as dívidas e limpar o nome. Participaram também a CDL do município e o Conselho Regional de Economia que levou orientação financeira para os consumidores.

Nesta edição, a empresa campeã de desconto foi o Banco Banestes, seguido da Dacasa Financeira, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e EDP.

O total das dívidas dos consumidores que participaram do mutirão foi de R$3.550.407,08. Desse total, foram negociados R$2.014.260,76, com economia de R$1.536.146,32, representando uma redução média de 43,27% no valor da dívida.

“Os consumidores de São Mateus foram muito receptivos e calorosos. É gratificante ouvir os depoimentos dos consumidores e as satisfações de poder limpar o nome. Vamos agora, organizar a próxima edição que será realizada no sul do Estado ainda esse ano”, informa a diretora-presidente do Procon-ES, Denize Izaita.

Negociação

O 4º Mutirão de Negociação de Dívidas rendeu bons acordos. Uma dona de casa, que não quis ser identificada, possuía uma dívida com a Dacasa Financeira no valor de R$6.526,42 que baixou para R$197,30, com redução de 96,98% do saldo devedor.

Uma vendedora de 52 anos, que também não quis ser identificada, fez um bom acordo com o Banco Banestes e ficou muito satisfeita. A consumidora possuía uma dívida de R$164.453,19 com cartão de crédito e cheque especial, que baixou para R$ 5.690, uma redução de 96,54%.

“Comentei com um amigo que achei excelente a realização do mutirão. Saí de lá louvando a Deus e agradecendo pelo meu dia. Muita gente tem caráter, mas não tem condições de pagar. Eu não consegui quitar a minha dívida na época, porque o valor era alto e tive problemas de saúde e de desemprego. Eu tinha vergonha de passar em frente ao banco porque estava devendo. Mas gostei muito. Vocês devem continuar fazendo pra ajudar muitas pessoas. Muita gente não pode participar por causa do trabalho, por isso devem realizar novamente”, afirmou a consumidora.

O consumidor José Rocha Filho, possuía uma dívida de cartão de crédito com o Banco Banestes que estava no valor de R$40.858,14 e que foi reduzida para R$710 para pagamento à vista. “Valeu a pena a participação. Poderiam realizar mais vezes, o prazo para pagamento é bom”, contou José.

Assessoria de Comunicação do Procon Estadual

Amanda Ribeiro