10/11/2015 17h50 - Atualizado em 11/08/2016 17h14

Ministro e governador entregam mais de mil casas em São Mateus

Mil e quatro famílias de São Mateus realizaram o sonho de ter a casa própria. Na manhã desta terça-feira (10) o governador Paulo Hartung e o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, entregaram 1.004 unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida. Também participam da solenidade o prefeito Amadeu Boroto, o superintendente da Caixa Econômica Federal Adelson Prata, além de diversas lideranças da região e famílias contempladas pelo programa. De acordo com os organizadores,  duas mil pessoas prestigiaram o evento.

As moradias fazem parte dos residenciais Village Atlântico, Village Cricaré, Village das Flores, Village Guriri e Village Litorâneo e beneficiam famílias com renda de até R$ 1,6 mil (Faixa I). O investimento total no empreendimento é de R$ 42,1 milhões. Os empreendimentos estão localizados no bairro Litorâneo e possuem infraestrutura interna com ruas de acesso pavimentadas, rede de água, esgotamento sanitário com tratamento, drenagem e rede elétrica. Por características do programa, 3% das unidades são casas térreas, destinadas a portadores de necessidades especiais. As unidades são do tipo duplex ou villages e cada uma tem dois dormitórios, sala, banheiro e cozinha, área total de 42,50m2 e lote de 48,00m2. 

Os empreendimentos estão situados na malha urbana de São Mateus, perto de escolas, de unidade de saúde, do Instituto Federal Espírito Santo e da Universidade Federal do Espírito Santo. Durante a solenidade, o governador Paulo Hartung revelou que o Governo Federal solicitou um apoio ao Governo do Estado para construção das vias de acesso ao complexo residencial localizado no bairro Litorâneo. "Recebermos esse pedido e, de imediato, sinalizamos positivamente. Vamos preparar um projeto executivo, para em seguida licitar e iniciar as obras. Faremos essa intervenção para melhorar a mobilidade na região e também a qualidade de vida das pessoas que terão vias seguras, inclusive com  ciclovias, o que vai facilitar no deslocamento e até na prática de atividades esportivas", informou Hartung.  

O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, reconheceu o atraso para entregar as unidades habitacionais, porém ressaltou que  problemas com fornecedores não podem ofuscar o objeto principal do projeto que é a entrega da casa própria para famílias em situação de vulnerabilidade social. "Tivemos alguns percalços na construção do empreendimento, mas conseguimos viabilizar a entrega. Estamos aqui tratando da entrega de 1004 residências com toda infraestrutura como área de lazer, água, luz, tratamento de esgoto e pavimentação. O que queremos é garantir que o Minha Casa, Minha Vida continue dando mais dignidade e oportunidade para que essas famílias que, com as linhas que créditos tradicionais, nunca teriam acesso à casa própria", frisou Occhi.

Minha Casa, Minha Vida

O Programa Minha Casa, Minha Vida já beneficiou mais de 9,5 milhões de pessoas em todo o país, com a entrega de 2,38 milhões de moradias. No Espírito Santo, foram entregues 22,7 mil unidades habitacionais, beneficiando 90,8 mil pessoas.

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação do Governo do Estado

Leonardo Nunes

(27) 9.99445215

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard