16/02/2016 15h10 - Atualizado em 14/07/2016 16h20

Movimento 21 Dias: mais de 19.500 cadastros em quatro meses

Como parte das estratégias do Programa Vida Saudável, criado pelo o Governo do Espírito Santo por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Movimento 21 Dias completa nesta terça-feira (16), quatro meses de lançamento. Durante esse período, os capixabas puderam contar com o site (www.movimento21dias.com.br) e aplicativo para celular, lançado no final do ano passado, para encarar desafios de mudança de hábitos e adotar práticas que previnem doenças e proporcionam melhor qualidade de vida.

Um total de 19.519 cadastros foi realizado no site do Movimento 21 Dias desde sua criação. De novembro do ano passado, quando  completou um mês, até agora, foram feitos 7.820 novos cadastros. A gerente do Programa Vida Saudável, Simone Barni, avalia positivamente o alcance da proposta, uma vez que mostra os resultados da divulgação e mobilização da sociedade e das parcerias que a Sesa vem buscando com municípios, órgãos estaduais e diversas entidades capixabas.

“Podemos perceber que a proposta começou a se incorporar, visto que houve aumento do número de acessos e cadastros no site do Movimento”, disse Simone Barni. Para que a proposta alcançasse mais pessoas, a Secretaria de Estado da Saúde também lançou aplicativos para sistema operacional Android e iOS, o que possibilitou a facilidade no acesso e engajamento dos usuários. Um total de 3.334 aparelhos com um dos sistemas foi vinculado a contas cadastradas, entre novembro e janeiro.

O Movimento

A proposta do Movimento 21 Dias é ajudar o cidadão a começar uma mudança de hábitos de forma fácil e divertida, pois estudos mostram que 21 dias é o tempo ideal para que o organismo comece a se acostumar com uma nova atividade e passe a realizá-la automaticamente.

Na página do Movimento 21 Dias, as pessoas são apresentadas a três grupos de desafios: alimentação saudável, atividade física e convívio familiar. Cada um destes eixos oferece sete desafios ao participante. A pessoa pode escolher mais de um desafio ao mesmo tempo e também pode convidar amigos, família e colegas de trabalho para fazer parte deste movimento, gerando assim uma disputa saudável.

A servidora pública Maristela Macedo, 49 anos, encarou dois desafios e observou resultados, além de ter conseguido manter o hábito após os 21 dias. Ela conta que as pequenas pausas para alongamentos durante o dia – dentre os desafios de exercícios físicos – melhorou sua postura e dores nas costas.

“Faço o alongamento logo que acordo e pelos menos duas vezes durante o expediente de trabalho”, disse Maristela. Outro desafio foi a redução do consumo de açúcar, no caso dela, a sobremesa após o almoço. “Às vezes substituo o doce por uma fruta, ou, não como o doce. Em comparação a quantidade que comia de doce antes, consegui reduzir”, conta a servidora.

Parcerias

A Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo tem buscado a parceria de municípios, órgãos estaduais e diversas entidades do Estado, além de divulgar a iniciativa em reuniões e eventos relacionados à saúde do trabalhador.

No ano passado, o secretário Ricardo de Oliveira esteve nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e em São Mateus, onde explicou em detalhes o funcionamento do programa. Ele também divulgou o Programa Vida Saudável e o Movimento 21 Dias durante encontros sobre a situação do zika no Espírito Santo com secretarias estaduais e outras entidades.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges