Movimento #CompartilheoBem chega em Cachoeiro de Itapemirim
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, tem percorrido o Estado convidando a sociedade capixaba a mudar seus hábitos, ajudar ao próximo e “compartilhar o bem”. Na manhã desta quinta-feira (30), Cachoeiro de Itapemirim teve a oportunidade de saber mais sobre a campanha que tem chamado a atenção de todo o Espírito Santo.
Participaram do lançamento o governador Paulo Hartung; o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Andre Garcia; o secretário de Direitos Humanos, Julio Pompeu; a superintendente de Comunicação Social, Andreia Lopes; a chefe da Policia Civil, Gracimeri Gaviorno; o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Marcelo D'Isep; entre outras autoridades civis, militares e alunos do Escola Viva em Cachoeiro de Itapemirim.
O governador Paulo Hartung explicou que realizou o lançamento da Campanha #CompartilheoBem em Vitória, e nos municípios de Linhares, Colatina e, agora, em Cachoeiro de Itapemirim. Hartung explicou que o Governo do Estado busca unificar a campanha com o trabalho das instituições ligadas à segurança pública. "O Poder Público, em suas diferentes instâncias, não dá conta sozinho. Precisamos do apoio da sociedade. Queremos mobilizar os capixabas e fazer que o bem seja multiplicado pela sociedade e, principalmente, que este movimento comece dentro da vida familiar", ponderou Hartung.
Com a campanha #CompartilheoBem, o Governo do Estado convida a sociedade a exercitar a tolerância no dia-a-dia e solucionar de forma pacífica alguns conflitos que acontecem em casa, no trabalho e no trânsito. Os capixabas são conhecidos em todo o Brasil pelo espírito solidário e de cooperação em momentos de grande dificuldade.
Além disso, a Sesp registra que 40% dos homicídios são causados por motivações banais. Crimes de proximidade, brigas de trânsito, desentendimentos domésticos que evoluem para mortes violentas.
André Garcia, secretário da Segurança Pública, destacou a queda nos indicadores criminais. “Do dia 1º de janeiro até 29 de junho, o Espírito Santo registrou uma redução de 19% nos homicídios, no comparativo com o mesmo período do ano passado. Esta queda é fruto de muito planejamento por parte da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social; integração entre as polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros Militar; e comprometimento por parte de todos os policiais que, diuturnamente, atuam nas ruas para garantir a proteção dos capixabas”, destacou.
Os homicídios de mulheres também estão em queda, com 37% de redução em comparação ao mesmo período de 2015. Para intensificar as ações de proteção às mulheres, a Sesp criou a Gerência de Proteção às Mulheres Vítimas de Violência; a Polícia Militar ampliou as atividades da Patrulha da Família; e a Polícia Civil deu início ao projeto Homem que é Homem.
Além da ação policial, o Governo do Estado tem atuado na criação de oportunidades, com o programa Ocupação Social, voltado para comunidades carentes e focado no público jovem.
O Ocupação Social tem como principais metas aumentar a renda desse público e garantir oportunidades a quem mais precisa, além de reduzir o abandono escolar. As atividades são desenvolvidas pelo poder público em parceria com empresários, igrejas, instituições sociais e outras entidades representativas. Além disso, os moradores das comunidades são envolvidos durante todo o processo.
O secretário de Direitos Humanos, Julio Pompeu, falou sobre as ações da Ocupação Social e sobre o movimento #CompartilheoBem. "Esta campanha é um convite para que saibamos perceber nos pequenos atos que nós flagramos, que podemos mudar o comportamento de todos. Foram destacados valores como a solidariedade e a honestidade, que são vitais para a mudança de comportamento de uma sociedade. O programa Ocupação Social foi a forma do Governo de participar de forma ativa desta mudança. Estamos incentivando os bons valores. Queremos que todos sejam o Bem. Que compartilhem o Bem", finalizou.