03/03/2016 17h58 - Atualizado em 12/07/2016 15h59

Mozart e Tchaikovsky no repertório da Sinfônica do ES

Consagradas obras dos compositores Mozart e Tchaikovsky serão apresentadas nos próximos concertos da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (OSES), nas tradicionais quartas e quintas clássicas. Os concertos estão marcados para acontecer nos dias 9 e 10 de março, pontualmente às 20 horas, no Theatro Carlos Gomes. A regência ficará a cargo do maestro adjunto Leonardo David e os ingressos, a preços populares (R$2 inteira e R$1 meia), podem ser adquiridos com antecedência na bilheteria Carlos Gomes (tel. 3132-8399).

Para abrir o programa, e comemorar os 260 anos do seu nascimento, uma das últimas composições de Mozart, o Concerto para Clarinete, que terá o solo do clarinetista, integrante da OSES, Cristiano Costa. Completando o programa, a célebre Sinfonia n.º 5, escrita em 1888, pelo compositor russo Tchaikovsky. De acordo com o maestro titular da OSES, Helder Trefzger, “essa é uma das mais conhecidas obras de Tchaikovsky, seu segundo movimento apresenta uma melodia belíssima e muito inspiradora”.

Solista

Natural de Niterói (RJ), Cristiano Costa tem 26 anos e iniciou seus estudos musicais aos 13, no Colégio São Vicente de Paulo da mesma cidade. Dois anos mais tarde começou seus estudos com o renomado professor José Botelho. Em 2009 ingressou ao bacharelado na Unirio onde graduou-se bacharel com o doutor Fernando Silveira. Teve aulas de extensão e aperfeiçoamento com o doutor Cristiano Alves na UFRJ, em 2013.

Participou como bolsista selecionado nos principais festivais nacionais, entre eles: Femusc, Festival nas Montanhas e Festival de Inverno de Campos do Jordão. Teve master class com grandes nomes brasileiros e estrangeiros, como: José Freitas, Afonso Montanha, Ovanir Buosi, Sérgio Burgani, Jorge Montilla, da Venezuela, Romain Guyot, da França, Walter Seyfarth, da Alemanha e Michael Collins, da Inglaterra.

Em 2013 participou de master classes na Julliar Scholl of music em Nova Iorque com os premiados professores John Manasse e Charles Neidich. Atuou como spalla e clarineta solo da Banda Filarmônica do Rio de Janeiro, de 2010 a 2013 (onde é um dos fundadores) e atuou também na Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem.

Sobre o maestro

O maestro adjunto Leonardo David iniciou seus estudos musicais aos sete anos. Posteriormente graduou-se bacharel em Música, com habilitação em Violino. Desde setembro de 2008 é aluno de regência do maestro Isaac Karabtchevsky, tendo sido orientado em Olinda, Pernambuco e Riva, na Itália. Foi professor de Violino da Faculdade de Música do Espírito Santo e é Maestro titular e Diretor artístico da Orquestra Camerata Sesi-ES.

Serviço:

Séries “SÉRIE QUARTA CLÁSSICA E QUINTA CLÁSSICA”

Data: 09 e 10/03

Local: Teatro Carlos Gomes

Obras de: Mozart e Tchaikovsky

Regência: Maestro Leonardo David

Solista: Cristiano Costa, clarinete

Horário: 20h

INGRESSOS: R$2,00 (inteira) e R$1,00 (meia). Os ingressos podem ser adquiridos com antecedência na bilheteria do Teatro. Telefone: 3132-8399

Assessoria de Comunicação da Secult

Carol Veiga / Erika Piskac / Márcia Almeida