31/03/2016 09h45 - Atualizado em 13/07/2016 17h50

Municípios do interior recebem oficina de Economia Criativa

A temática da economia criativa tem estado no foco das discussões de organismos e comunidades internacionais, nos últimos anos, destacando-se como estratégica para o crescimento econômico e social principalmente de países em desenvolvimento. Essa economia é baseada na criatividade das pessoas e está diretamente associada à diversidade das expressões culturais, como: gastronomia, artes cênicas, artesanato, aplicativos digitais, música, moda, design, audiovisual, festas e celebrações entre outros.

Para que essa “nova” economia se fortaleça no Espírito Santo, o Governo do Estado está elaborando o Plano ES Criativo e a próxima etapa será ouvir os prefeitos, secretários municipais de Cultura, de Turismo, artistas e produtores do interior para enriquecer o Plano com as múltiplas experiências já existentes. Entre os dias 05 e 07 de abril, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o Governo vai oferecer a “Oficina de Economia Criativa”, com a presença da primeira secretária de Economia Criativa do Brasil, no Ministério da Cultura, Cláudia Leitão.

Para alcançar o extremo norte do Estado, o primeiro encontro será no dia 05 de abril em Nova Venécia. O segundo, dia 06 de abril, será em Colatina contemplando os municípios da Região Central. Na sequência, dia 07 de abril, será a vez das cidades do Sul. O encontro será em Cachoeiro de Itapemirim. A entrada é aberta ao público.

“A participação da sociedade na elaboração deste Plano é fundamental. Precisamos alavancar as ações ligadas à economia criativa, pois ela tem papel significativo na geração de oportunidades e novos empreendimentos criativos. O Governo do Estado está acompanhando o avanço deste setor no Brasil e no mundo e quer desenvolvê-lo no Espírito Santo. Para isso, vamos ouvir todos os municípios para elaborar e organizar nossas ações no Plano ES Criativo”, destaca o secretário de Estado da Cultura, João Gualberto.

O Plano ES Criativo tem como objetivo construir políticas, programas e ações para o desenvolvimento da economia criativa capixaba, a partir da sistematização e da integração de políticas e programas intersetoriais.

Cláudia Leitão

Ex-secretária de Estado da Cultura do Ceará, Cláudia Leitão, destacou-se pela implementação do Sistema Estadual de Cultura, o que lhe rendeu o primeiro lugar no Prêmio Cultura Viva, do Ministério da Cultura, na categoria Gestão Pública. Também realizou diversas reformas na formulação e avaliação das políticas públicas. Formada em Direito e Educação Artística, e com mestrado e doutorado em Sociologia, Cláudia Leitão é atualmente conselheira do Programa Cultura Viva e pertence à Rede de Estudos em Políticas Culturais (Redepcult) e integra o conselho de redação da revista eletrônica “Políticas Culturais em Revista.

Agenda de encontros:

Nova Venécia

05 de abril | 14h às 18h

Centro Cultural Casarão

Rua México, s/nº - Beira Rio

Colatina

06 de abril | 14h às 18h

Auditório SANEAR (auditório de saneamento do município)

Rua Benjamin Costa, 105 – Esplanada

 

Cachoeiro

07 de abril | 14h às 18h

Teatro Rubem Braga

Av. Beira Rio, s/nº - Guandu

 

Vitória

27 a 29 de abril

*local e horário a definir

 

A participação é aberta ao público

 

Assessoria de Comunicação da Secult

Carol Veiga / Erika Piskac

secultes.imprensa@gmail.com

comunicacao.secult.es@gmail.com

imprensa@secult.es.gov.br

Tels.: 3636-7111/99808-7701/99902-1627

Facebook: secult.espiritosanto

Twiter: @secult_ES

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard