19/04/2016 15h00 - Atualizado em 11/07/2016 16h15

No Dia do Índio Incaper destaca ações nas comunidades indígenas

Em homenagem ao Dia do Índio, comemorado nesta terça-feira (19), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) destaca ações nas comunidades indígenas de Aracruz, onde para atuar, é necessário conhecer a cultura, costumes, tradições e aspirações desses povos.

Todos os trabalhos que o Instituto desenvolve com essas comunidades são baseados em princípios agroecológicos, agregando valores aos produtos agrícolas, como milho, feijão, hortaliças, mandioca, aroeira, café, pimenta-do- reino, peixes, entre outros, gerando benefícios socioeconômicos.

As ações de destaque do Incaper têm sido no âmbito de organização social das associações das comunidades, como a Associação Indígena Tupinikim Guarani (AITG), a Associação de Pescadores e Catadores Indígenas (APECI), a Associação Indígena da Aldeia Areal (AITAA) e a Associação Indígena Tupinikim da Aldeia Pau Brasil (AITUPIAPABRA).

“O trabalho realizado com as Comunidades Indígenas deve ser na busca da sustentabilidade, baseando-se nos princípios agroecológicos, proporcionando a independência do território indígena. Se imergimos na comunidade indígena e a conhecermos, aprenderemos a amá-la”, afirmou o Engenheiro Agrônomo e Extensionista do Incaper Luiz Carlos Pereira do Sacramento.

Além dessas ações, o Incaper atua também no Conselho Deliberativo do Fundo de Apoio para Iniciativas Comunitárias (Faici), formado pela Fibria, Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e a Secretaria Municipal de Agricultura de Aracruz (Semag), onde aldeias indígenas de Aracruz desenvolvem projetos visando geração de renda e trabalho através de atividades de subsistência, apoio a ações para produção de alimentos para consumo das famílias envolvidas, fortalecimento dos valores e culturas indígenas da região ou a formação de jovens por meio da prática esportiva.

Outra parceria importante é com a Kamboas Socioambiental através do Plano de Sustentabilidade Tupinikim e Guarani (PSTG), que atua com base em três eixos: apropriação de conhecimentos para a gestão territorial e ambiental das terras indígenas, uso sustentável dos recursos naturais e o fundo de apoio a iniciativas comunitárias indígenas. Dessa forma, são desenvolvidas atividades de fortalecimento dos coletivos, recuperação de sementes crioulas para plantios nas roças e quintais, enriquecimento das terras com sistemas agroflorestais, meliponicultura e restauração florestal.

 

Assessoria de Comunicação do Incaper

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br

Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br

Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br

Texto: Lívia Helena Cançali

Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868

Twitter: @incaper Facebook: Incaper

 

 

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard