01/04/2015 15h35 - Atualizado em 19/08/2016 17h13

Nossocrédito já investiu R$ 500 milhões desde sua criação

Os micro e pequenos negócios, formais e informais, em especial ligados aos setores de comércio e serviço, têm prosperado em todo o Espírito Santo por meio do acesso ao crédito orientado. O programa de microcrédito produtivo do Governo, o Nossocrédito, coordenado pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), chega ao mês de março de 2015 comemorando duas marcas expressivas: são mais de 117 mil contratos firmados com os empreendedores de todo o Estado e mais de R$ 500 milhões aprovados para investimento em micro e pequenos negócios desde o início das atividades do programa, em 2003.

No primeiro trimestre deste ano, o Nossocrédito alcançou R$ 15,6 milhões. São 2.863 novos projetos de financiamento assinados com empreendedores capixabas. O bom resultado do Nossocrédito é fruto da articulação dos parceiros do programa e da confiança dos empreendedores nesta modalidade de crédito. Comparativamente, o desempenho neste ano é 18% superior em recursos contratados comparado ao mesmo período do ano passado.

Novos negócios

Muita gente sonha em abrir um negócio e ser seu próprio patrão, mas realizar esse sonho não é fácil. Exige perseverança, disciplina e recursos para começar a investir. E é justamente aí que está a dificuldade da maioria das pessoas: conseguir o dinheiro necessário para começar um empreendimento ou investir no negócio que possui. Esse obstáculo vem sendo superado por diversas pessoas de várias partes do Espírito Santo com a ajuda do programa Nossocrédito, que atende empreendedores de micro e pequeno porte, formais e informais, com linhas de crédito que vão até R$ 20 mil.

O valor, que pode parecer baixo, foi o suficiente para milhares de pessoas dos 78 municípios do Espírito Santo iniciarem ou investirem no próprio negócio. O Nossocrédito tem o objetivo de levar desenvolvimento a regiões e pessoas normalmente excluídas do sistema financeiro tradicional se configurando, além de um instrumento de desenvolvimento econômico em um meio de inclusão social. É o caso da empreendedora Diana Rezende Vargas, cliente do Nossocrédito em Alegre, que iniciou sua produção de docinhos e salgados há sete anos e hoje comercializa uma infinidade de produtos congelados e doces. “Nesta época de Páscoa a produção e a procura por ovos de chocolate tem sido grande”, destaca.

A empreendedora aos poucos foi investindo na sua produção, e a mais de um ano tornou-se micro e pequena empreendedora (MEI) para poder usufruir das vantagens da formalização. “Com o financiamento do material para produção, pude comprar freezer, micro-ondas, fogão, forno e para utilizar como capital de giro. Com o dinheiro na mão podemos negociar e obter facilidades na compra dos ingredientes” enumera Diana que sonha mais alto: abrir o próprio bufê.

Assim como Diana, o Nossocrédito tem contribuído para abertura e expansão de vários pequenos empreendimentos.

Condições Operacionais

O Nossocrédito funciona por meio de uma parceria entre o Bandes, Banestes, Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), prefeituras e Sebrae-ES. O Programa está presente em todos os municípios do Espírito Santo, e conta com agentes capacitados e treinados pelo Bandes. Os endereços de todas as agências do Nossocrédito estão disponíveis no site do Bandes (www.bandes.com.br). Outras informações podem ser obtidas no Bandes Atende: 0800 283 4202.

Informações à imprensa

Núcleo de Comunicação e Marketing do Bandes