Novo Conselho Estadual de Direitos Humanos toma posse na próxima segunda (14)
A posse do Conselho Estadual de Direitos Humanos e da Coordenação Estadual de Direitos Humanos será na próxima segunda-feira (14). A cerimônia será realizada no auditório do Palácio da Fonte Grande, às 10 horas, e contará com a presença do vice-governador César Colnago.
Quem assume a Coordenação Estadual de Direitos Humanos é o professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Júlio Pompeu. Já o Conselho é composto por 13 membros, que incluem representantes do Executivo, órgãos convidados e entidades da sociedade civil.
Para o coordenador Júlio Pompeu, a participação da sociedade é fundamental na luta pelos direitos humanos. “A participação pode ocorrer através das entidades da sociedade civil, que têm representatividade e criam um canal de comunicação com o Governo e diversos órgãos de defesa, e também por meio de denúncias de violação dos direitos humanos”, ressaltou.
O vice-governador, César Colnago, destaca que a prioridade da nova Coordenação e também do Conselho é executar ações que promovam os direitos humanos no âmbito do Estado. “Para isso, vamos priorizar o amplo debate com diversos segmentos sociais. Com a eficiente atuação do professor Júlio Pompeu na área de Direitos Humanos, juntamente com os conselheiros, tenho certeza que faremos um trabalho com excelentes resultados”, afirmou Colnago.
A nomeação do novo Conselho Estadual de Direitos Humanos para o biênio 2015/2017 foi publicada no dia 27 de julho, no Diário oficial do Estado.
Representando o Executivo Estadual, foram nomeados para o Conselho representantes da Secretaria de Justiça (Sejus) e de entidades da sociedade civil. São elas: Centro de Defesa dos Direitos Humanos “Pedro Reis” (CDDH;, Centro de Apoio aos Direitos Humanos “Valdício Barbosa dos Santos” (CADH); Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade (Gold); Sociedade Colatinense de Proteção e Defesa dos Direitos Humanos; Observatório Capixaba da Juventude e Centro de Defesa dos Direitos Humanos da Serra (CDDH). Representando os órgãos convidados estão: Defensoria Pública Estadual (DPE), Ministério Público Estadual, Poder Legislativo Estadual, Poder Judiciário, Ufes e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Vale lembrar que a Coordenação Estadual de Direitos Humanos está vinculada à Vice-governadoria.
Informações à imprensa:
Alessandra Tonini: 99871-0543
Marcelo Martins: 99979-7665