08/11/2016 14h50 - Atualizado em 08/11/2016 14h49

OBMEP: estudantes capixabas são premiados em cerimônia nacional

Nesta segunda-feira (07) 10 estudantes capixabas receberam medalha de ouro em cerimônia aos vencedores da 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Entre eles, cinco são da rede pública estadual.

A cerimônia, que aconteceu no Centro de Convenções do Hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro, contou com a presença do secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha. Ao todo, o Espírito Santo faturou 167 medalhas, sendo 10 de ouro, 55 de prata e 102 de bronze.

Este ano, mais de 9 mil estudantes capixabas de 359 escolas estaduais do Espírito Santo participaram da segunda fase da 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).  No total, nesta segunda fase, o Espírito Santo teve a participação de mais de 17 mil estudantes, de escolas das redes municipal, federal e estadual. Na primeira fase, foram inscritos 327.243 estudantes de todo o Estado, sendo 196.746 da rede pública estadual.

O número de escolas participantes também só vem aumentando. Em 2015, foram 333 escolas estaduais, já neste ano foram 359, um aumento de 7,8% na participação.

Todos os 17,8 milhões estudantes inscritos na OBMEP 2016 participaram da primeira prova, realizada na própria escola, onde o desafio foi resolver 20 questões de múltipla escolha. Do desempenho desta fase, foram selecionados cerca de 5% dos alunos, por escola, com melhor pontuação. Com o resultado, 913.546 estudantes ficaram na disputa, de 47.474 escolas que participaram da segunda etapa.

Neste ano serão 6.500 alunos premiados, sendo 500 com medalhas de ouro, 1,5 mil de prata e 4,5 mil de bronze. Além disso, os medalhistas que estiverem matriculados em escolas públicas em 2016 terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-OBMEP). E os medalhistas que estiverem regularmente matriculados no ensino superior, poderão se candidatar ao Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME) oferecido por diversas instituições de ensino superior.

OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é promovida pelos ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação, e é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Seu objetivo é estimular o estudo da disciplina e revelar talentos na área.

Para incentivar a participação dos alunos, são distribuídos materiais didáticos, oferecidas bolsas de iniciação científica aos estudantes e reconhecimento aos educadores, escolas e secretarias. A OBMEP também prepara, a cada ano, cerca de 30 medalhistas de ouro para competições internacionais.

Mais informações podem ser obtidas no site: www.obmep.org.br.

Informações Adicionais:

Assessoria de Comunicação / SEDU