Ocupação Social conclui pesquisa de campo na Grande Vitória
O Programa de Ocupação Social concluiu nesta segunda-feira (02) a pesquisa de campo realizada nos 17 bairros da Grande Vitória escolhidos para o projeto, com entrega de certificados aos 95 bolsistas que percorreram mais de 600 quilômetros para mapear cerca de 3,5 mil ruas dos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica.
Os pesquisadores também foram responsáveis por entrevistar 3,3 mil moradores desses bairros e ouvir quase 4 mil crianças, adolescentes e jovens, com idades entre 10 e 24 anos, todos fora da escola. Quase 21 mil domicílios foram visitados. “Um trabalho que merece nosso reconhecimento, pelo esforço e dedicação”, salientou a diretora presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Andrezza Rosalém Vieira.
A solenidade aconteceu no auditório do Instituto e contou com a presença do vice-governador, César Colnago. “Com a ajuda de vocês nós iniciamos um trabalho de grande importância para o Estado, criando um contato direto com as comunidades inseridas no programa e permitindo que as ações do Ocupação Social cumpram seu papel transformador, alcançando a quem mais precisa: os jovens que estão fora da escola”, disse o vice-governador.
“Essa pesquisa é inovadora principalmente por permitir que a gente tenha o conhecimento de uma realidade que vai possibilitar a construção de políticas públicas direcionadas a uma camada mais necessitada de nossa sociedade. Um projeto transformador”, acrescentou o diretor presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), José Antônio Bof Buffon.
A opinião é compartilhada pela secretária de Estado Extraordinária de Ações Estratégicas, Gabriela Lacerda. “É a pesquisa que vai nos permitir chegar o mais próximo possível dos desejos desses jovens. Mesmo com a pesquisa ainda em andamento, nos cinco municípios do interior já estamos com cinco ações em oito bairros, e queremos chegar com atividades a todos até o final deste ano”, afirmou a secretária.
Para o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Guerino Balestrassi, esta é uma parceria que prioriza o cidadão. “Nosso objetivo é identificar a situação e as potencialidades de cada comunidade. Além disso, queremos promover oportunidades, estimular a inovação e o empreendedorismo entre os jovens, garantindo que esta parcela da população seja produtiva e economicamente ativa”, afirmou.
As pesquisas seguem no interior do Estado, em oito bairros de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares, Pinheiros e São Mateus, com previsão de término em julho deste ano. As atividades são coordenadas pelo IJSN, com parceria da Fapes, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e da Secretaria de Estado Extraordinária de Ações Estratégicas (Seae).
Informação à Imprensa
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado Extraordinária de Ações Estratégicas – Seae
Maurílio Mendonça
(27) 3636-1162 / 1214
(27) 98868-2118
seae.comunicacao@gmail.com
maurilio.gomes@seae.es.gov.br
Instituto Jones dos Santos Neves – IJSN
Márcia Almeida
(27) 3636-8066
(27) 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br