17/10/2016 14h08 - Atualizado em 17/10/2016 14h10

Olimpíada Língua Portuguesa: alunos da Sedu são semifinalistas

Seis estudantes da rede estadual de educação foram selecionados para participarem da etapa regional da 5ª edição da “Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro”. Ao todo, foram selecionados 12 alunos, que disputaram nas categorias Artigo de Opinião, Crônica, Memórias Literárias e Poema.

Os estudantes são: Lorena João Daniel e Laysa Gilles Guidi, da Escola Victório Bravim, de Domingos Martins; Antônio Carlos da Silva e Maria Gottardo Morello, da Escola Irineu Morello, de Governador Lindenberg; Mateus Dutra da Silva, da Escola Domingos José Martins, de Marataízes; Diana de Souza Pereira dos Santos, da Escola Professor Elpídio Campos de Oliveira, de Montanha.

Na etapa regional, acontecem as oficinas presenciais para professores, alunos e as Comissões Julgadoras Regionais, que têm o objetivo de selecionar os 152 textos finalistas.

Nessa etapa, os professores poderão concorrer a prêmios por meio do Relato de Prática, um diálogo contando as experiências com a realização das oficinas desenvolvidas nas escolas, tais como as dificuldades encontradas, seus acertos e suas reflexões. O professor e o aluno classificados receberão medalha e um tablet, e a escola, uma placa de homenagem.

Já na etapa nacional, a premiação será medalha, notebook e uma impressora tanto para o professor quanto para o aluno. A escola receberá 10 microcomputadores, uma impressora, um projetor multimídia, um telão para projeção e livros.

Escrevendo o Futuro

A “Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro” é resultado da parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Fundação Itaú Social, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. Instituída em 2008, a competição tem o intuito de colaborar para a melhoria do ensino da leitura e da escrita.

Mais do que um concurso, a Olimpíada de Língua Portuguesa oferece propostas de formação dos educadores, seja por meio da distribuição de materiais com orientações pedagógicas, seja pela participação do educador em encontros para reflexão sobre as práticas educativas, com o objetivo de aprimorar o processo de escrita dos alunos. Desse modo, pretende contribuir para uma prática pedagógica de melhor qualidade.

Selecionados

Informações Adicionais: