Olimpíada Língua Portuguesa: capixabas da Rede Estadual na final
No dia 13 de dezembro acontece em Brasília a premiação final da Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”, em que serão revelados os cinco vencedores de cada categoria. Nesta 5ª edição, o estado do Espírito Santo conta com seis representantes, sendo quatro deles estudantes da Rede Estadual.
Os últimos finalistas foram conhecidos na quinta-feira (24), em Salvador - Bahia, na semifinal que reuniu 125 participantes da categoria Poema, entre eles a estudante Diana de Souza, da Escola Estadual Professor Elpídio Campos de Oliveira, selecionada para a final.
Além da estudante Diana, mais três finalistas representam a rede estadual na final, são eles: Laysa Gilles Guidi, da Escola Estadual Victório Bravim, de Marechal Floriano, na categoria Memórias; Maria Gottardo Morello, com a categoria Crônica, e Antônio Carlos da Silva, com Artigo de Opinião, ambos da Escola Estadual Irineu Morello, de Governador Lindemberg.
Dentre os finalistas de cada categoria, a estudante Maria Gottardo produziu uma Crônica intitulada “Amanhã eu vou?!”, com tema velório, e a solidariedade prestada pelas pessoas em um acontecimento deste tipo. “Tive como inspiração o lugar onde eu vivo e as pessoas ao meu redor, que ajudam bastante umas às outras em um momento como este”, contou.
“Eu participei nos anos anteriores, de outros gêneros, mas neste ano eu me identifiquei com a Crônica e obtive um ótimo desempenho. Na semifinal, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, tive a percepção da grande concorrência, porém tenho muita esperança”, concluiu Maria.
Premiação
Na etapa nacional a premiação será medalha, notebook e uma impressora tanto para o professor quanto para o aluno. A escola receberá 10 microcomputadores, uma impressora, um projetor multimídia, um telão para projeção e livros.
Escrevendo o Futuro
A “Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro” é resultado da parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Fundação Itaú Social, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. Instituída em 2008, a competição tem o intuito de colaborar para a melhoria do ensino da leitura e da escrita.
Mais do que um concurso, a Olimpíada de Língua Portuguesa oferece propostas de formação dos educadores, seja por meio da distribuição de materiais com orientações pedagógicas, seja pela participação do educador em encontros para reflexão sobre as práticas educativas, com o objetivo de aprimorar o processo de escrita dos alunos. Desse modo, pretende contribuir para uma prática pedagógica de melhor qualidade.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/ Sedu
Vivian Camargo / Flávia Zambrone
(27) 3636-7705 / 7706 / 7707 / 99703-7815
vbcamargo@sedu.es.gov.br / fpzambrone@sedu.es.gov.br
Texto: Paula Nogarolli