09/03/2016 14h58 - Atualizado em 12/07/2016 16h52

Página do Movimento 21 Dias na internet está com novidades

O site do Movimento 21 Dias (www.movimento21dias.com.br) está com novidades. Agora, ao acessar a página, o usuário pode acompanhar o número de cadastrados, desafios assumidos e medalhas alcançadas. Além de rankings que mostram a lista de desafio mais assumido, cidade com maior número de participantes e desafio mais concluído.

A proposta de incrementar o site com novas informações foi para torná-lo mais dinâmico e transparente, conforme explica a gerente do Programa Vida Saudável, Simone Barni. Atualmente, ele possui mais de 20 mil usuários cadastrados, número que cresce de acordo com a adesão de novos participantes.

“Mostrar o número de cadastros, bem como as outras informações é uma forma de dar transparência e mostrar que temos alcançado o objetivo de mobilizar as pessoas por uma vida mais saudável. Em relação ao ranking de cidades com maior número de participantes é interessante porque possibilita até uma disputa saudável entre os municípios”, afirma a gerente do Programa Vida Saudável, que tem entre suas estratégias o Movimento 21 Dias.

O município de Vila Velha lidera a lista de cidades com maior número de participantes, seguida de outros três municípios da Grande Vitória. No ranking, é possível verificar a participação de usuários de outras 72 cidades capixabas. O Movimento 21 Dias também teve a adesão de participantes de outros 25 Estados do país.

Quem acessar o site do Movimento 21 Dias também vai poder conferir a lista completa de desafios mais concluídos. Atualmente em primeiro lugar está o desafio “Reduzir alimentos industrializados”. A gerente do Programa Vida Saudável, Simone Barni, achou interessante o desafio estar no topo do ranking pelo fato de não ser tão simples dispensar alimentos que normalmente fazem parte do cotidiano, que é o caso dos industrializados.

“Esse desafio demanda um esforço maior do participante para concluí-lo, pois, temos fácil acesso a alimentos industrializados hoje em dia. Isso demonstra que o perfil do usuário que se cadastrou no site é o de uma pessoa determinada. Demonstra ainda que por mais difícil que seja um desafio, é possível concluí-lo”, avalia Simone Barni.

Redes sociais

Agora quem publicar a hashtag do Movimento 21 Dias (#movimento21dias) em suas redes sociais vai aparecer no site. A novidade na página surgiu para dar visibilidade à mobilização de quem usa as redes para compartilhar seus desafios.

“O site reúne o que foi publicado nas redes sociais com a hashtag do Movimento, agregando e reunindo compartilhamentos sempre com o objetivo de motivar as pessoas a aceitarem novos desafios e trocar experiências. Tudo isso faz parte da mobilização que buscamos na sociedade com o objetivo de aumentar o protagonismo do cidadão com a própria saúde”, ressalta a gerente do Programa Vida Saudável, Simone Barni.

O Movimento

A proposta do Movimento 21 Dias é ajudar o cidadão a começar uma mudança de hábitos de forma fácil e divertida, pois estudos mostram que 21 dias é o tempo ideal para que o organismo comece a se acostumar com uma nova atividade e passe a realizá-la automaticamente.

Na página do Movimento 21 Dias, as pessoas são apresentadas a três grupos de desafios: alimentação saudável, atividade física e convívio familiar. Cada um destes eixos oferece sete desafios ao participante. A pessoa pode escolher mais de um desafio ao mesmo tempo e também pode convidar amigos, família e colegas de trabalho para fazer parte deste movimento, gerando assim uma disputa saudável.

Para que a proposta alcançasse mais pessoas, a Secretaria de Estado da Saúde também lançou no final do ano passado aplicativos para sistema operacional Android e iOS, o que possibilitou a facilidade no acesso e maior engajamento dos usuários.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges