07/07/2016 14h40 - Atualizado em 07/07/2016 17h44

Painel: Sedu Digit@l: formação atinge mais de 1.500 professores

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) em parceria com a Fundação Telefônica ofertou uma formação para professores das redes estadual e municipal para o desenvolvimento da cultura digital nas escolas. Os cursos, que são 100 % on-line, acontecem na plataforma Escolas Conectadas.

Foram ofertados 15 cursos para os meses de julho e agosto de 2016, totalizando 1.559 inscrições, envolvendo 289 escolas estaduais, 11 Superintendências Regionais de Educação (SREs), Sedu Central e mais 123 escolas, urbanas e rurais, de 14 secretarias municipais de educação.

Após o início dos cursos, a Sedu e as SREs farão juntas o monitoramento e a mobilização dos cursistas para que finalizem as atividades e atinjam o objetivo, que é desenvolver e aplicar, em sala de aula, a competência tecnológica integrada ao fazer pedagógico.

Todos os participantes que, ao longo de 2016 completarem 30 horas ou mais de formação, receberão o certificado da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, em parceira com a Fundação Telefônica. Para aprovação, os professores deverão realizar as atividades propostas atendendo aos critérios estabelecidos em cada formação, tendo 45 dias para conclusão de cada curso.

A Secretaria aposta no desenvolvimento da fluência digital, na formação de professores e na sua capacidade de criar conteúdos e também na colaboração e na comunicação para formar a nova geração de jovens protagonistas da nossa sociedade.

Na última semana de julho será lançada a 2ª edição da capacitação com cursos para os meses de setembro, outubro e novembro para os profissionais da educação estadual e municipais, de escolas urbanas e rurais. A novidade é que, nesta edição, as inscrições serão específicas para professores participarem, no mesmo ambiente, com os alunos dos 2º e 3º anos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Dica Sedu

Considerando a importância da interação entre os professores e a troca de experiências, a Sedu recomenda que os inscritos se organizem em grupos de estudos, com colegas da escola ou participem de grupos virtuais que o programa Sedu Digit@l disponibilizará para cada curso. Tais interações incentivam a colaboração, bem como fomentam o desenvolvimento de novas estratégias pedagógicas a partir desse novo conhecimento.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação / SEDU