Parque de Itaúnas abre edital para voluntários
Estão abertas, até o dia 01 de julho, as inscrições para seleção de serviço voluntário no Parque Estadual de Itaúnas (PEI), localizado no município de Conceição da Barra e gerenciado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). São quatro vagas para, o período de 15 de julho a 31 de julho.
Estão aptos a concorrer às vagas pessoas com mais de 18 anos, que preferencialmente, sejam estudantes universitários com experiência de campo nas áreas de turismo, ciências biológicas, ciências da terra, ciências do mar, ciências sociais e áreas afins. Em alguns casos, as atividades serão realizadas em campo, necessitando de caminhadas de dois a quatro quilômetros. O participante receberá um certificado ao final do trabalho voluntário.
Entre os trabalhos a serem desenvolvidos no Parque estão: recepção e atendimento no Centro de Visitantes e nas praias; instrução de boas práticas na unidade; o monitoramento e avaliação de impactos causados pela visitação; realização de palestras, oficinas, atividades lúdicas e recreativas com conteúdo ambiental; apoio na manutenção de estruturas, sinalização de trilhas e áreas de uso turístico; acompanhamento da evolução e desenvolvimento do ambiente físico e dos recursos naturais biológicos existentes na área protegida; e conhecer as características dos sítios arqueológicos e históricos e sua possível evolução, notadamente na área de dunas.
O Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação objetiva, dentre outras coisas, a promover a cooperação entre o Governo e a sociedade civil na busca de soluções coletivas de proteção e conservação dos recursos naturais e, também, contribuir para a formação ética e cidadã do voluntário, potencializando a formação técnica e científica dos cidadãos interessados em atuar na questão ambiental.
Das inscrições
Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição e enviar junto com o currículo para o e-mail pvuc@iema.es.gov.br com o assunto “Inscrição Parque de Itaúnas”. Tanto a ficha quanto outras informações sobre o programa estão disponíveis na página principal no site www.meioambiente.es.gov.br.
Parque Estadual de Itaúnas
Foi criado pelo decreto estadual nº. 4.967-E, em 8 novembro de 1991. O Parque apresenta ambientes como a mata de tabuleiro, um fragmento florestal em extinção no Espírito Santo, restinga, dunas, ambientes estuarinos de mangues, uma extensão expressiva do Rio Itaúnas e a mais representativa região de alagados do Espírito Santo. O bom estado de conservação destes variados habitats, aliado à grande diversidade de espécies vegetais, coloca a unidade como local de extrema importância para a manutenção de uma fauna riquíssima. Foram registradas mais de 414 diferentes espécies vegetais, 43 de mamíferos, 183 de aves, 32 de répteis, 29 de anfíbios e 101 de peixes. O Parque abriga ainda 23 sítios arqueológicos, locais de concentração de vestígios de assentamentos humanos pré-históricos como pedras lascadas, cerâmica indígena e diversos artefatos da época da colonização. Tudo isso caracteriza a singularidade e importância da unidade.
Área aproximada: 3.481 ha.
Localização: Município de Conceição da Barra, Vila de Itaúnas.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/Iema:
(27) 3636-2591 / 3636-2592
Imprensa:
Amanda Amaral – (27) 99977-1012
meioambiente.es@gmail.com