03/11/2016 15h03 - Atualizado em 03/11/2016 15h05

PC e Ministério Público encerram curso de capacitação sobre violência de gênero e Lei Maria da Penha

A Polícia Civil e o Ministério Público do Espírito Santo encerraram o curso sobre violência de gênero e Lei Maria da Penha nessa terça-feira (01). A capacitação aconteceu na Academia de Polícia (Acadepol) e, ao todo, 104 policiais civis participaram.

O objetivo foi aprimorar o atendimento às vitimas de violência doméstica nas delegacias. O curso foi voltado para policiais civis que atuam nos Distritos Policiais de Atendimento a Mulher (DPAM) da Grande Vitória e no Plantão Especializado da Mulher (PEM) e foi ministrado pelo Núcleo de Enfrentamento a Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Nevid).

A chefe de Polícia, delegada Gracimeri Gaviorno, lembrou que a ideia de realizar essa capacitação surgiu a partir da necessidade de alinhar as metodologias de trabalho utilizadas nos atendimentos realizados pela Polícia Civil às vítimas de violência doméstica. “A Polícia Civil agradece ao NEVID-MPES essa proveitosa parceria que visa melhorar o atendimento nas unidades especializadas no atendimento a mulher”, ressaltou a delegada.

Segundo a coordenadora estadual do Nevid e promotora de justiça criminal, Cláudia Regina dos Santos Albuquerque Garcia, a capacitação teve o objetivo de contribuir para o aprimoramento da qualidade dos serviços prestados por policiais civis e militares, que atuam ou podem vir a atuar com a temática Violência de Gênero. “Com a conclusão do terceiro ciclo na grande Vitória temos que parabenizar aos servidores da Polícia Civil pela vontade de fazer diferente, buscando humanizar atendimentos, sensibilizar olhares e desconstruir preconceitos construídos ao longo dos séculos”.

Capacitação

A capacitação foi dividida em três momentos. Nos dois primeiros, a equipe psicossocial do Nevid, composta por assistentes sociais e psicólogas, ofereceram uma palestra e discutiram conteúdos relacionados ao conceito de gênero, buscando propiciar uma compreensão geral dos fatores socioculturais relacionados às situações de violência contra a mulher. Também foi realizada uma apresentação dos serviços da rede de enfrentamento à violência doméstica.

No terceiro momento, a coordenadora estadual do Nevid, Cláudia Regina, falou sobre os aspectos jurídicos da Lei Maria da Penha, discutindo e debatendo sobre casos práticos da atuação policial.

 

Ao final da apresentação, foi aberto para os policiais presentes realizarem explanações, debates, apresentação de dúvidas e sugestões para a melhoria dos serviços da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Saiba Mais

Desde a criação do projeto pelo Nevid, mais de três mil policiais civis e militares do Estado foram beneficiados. Na polícia civil 104 policiais civis que atuam nos Distritos Policiais de Atendimento a Mulher (DPAM) da Grande Vitória e no Plantão Especializado da Mulher (PEM) participaram da capacitação.

 

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna - (27) 3137-9024

Fernanda Pontes - (27) 98849-2310

imprensa.pc@pc.es.gov.br

Texto: Fernanda Pontes

 

Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536

Paula Lima (27) 99846-1111

comunicapces@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard