22/08/2016 17h00 - Atualizado em 22/08/2016 16h51

Polícia Civil participa de palestra sobre violência contra a mulher na Esesp

O atendimento realizado a mulheres e meninas em situação de violência foi debatido na manhã desta segunda-feira (22) durante uma palestra realizada na Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp). O momento contou com a participação de membros das Delegacias Regionais e Distritos Policiais da Superintendência de Polícia Regional Metropolitana (SPRM).

Comandado pela gerente de Proteção às Mulheres Vítimas de Violência da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), Mirian Cortez, o encontro foi marcado pela apresentação de depoimentos e dados referentes ao tema, que serviram de base para promover a discussão entre os participantes.

Segundo Mirian, todo o material apresentado foi baseado no contato que ela possui atualmente no cargo de gerente e em anos de experiência em pesquisas. “Trazer esse tema para discussão é importante porque precisamos sempre lembrar que é necessário dar todo suporte para que as mulheres tenham seus direitos garantidos e sintam-se acolhidas ao chegar, estar e sair de nossas delegacias”, explicou.

A palestra serviu de abertura para o terceiro módulo do curso “Qualificação da Investigação e Melhoria no Atendimento”, oferecido pela Esesp em parceria com a Polícia Civil do Espírito Santo. O objetivo é disponibilizar ferramentas, conteúdo curricular e as informações necessárias para dar cada vez mais respostas positivas às demandas da sociedade.

O superintendente da Polícia Regional Metropolitana (SPRM), Cláudio Victor, salientou a influência que esta capacitação terá sobre a atuação destes profissionais. “O módulo que se inicia hoje é referente à inteligência policial, uma parte muito importante para desenvolver estratégias, tanto na parte administrativa quanto na parte operacional. Este tema será de grande valia para o desenvolvimento das delegacias de polícia”, falou.

A qualificação possui carga horária total de 100 horas, divididas em cinco momentos. Além do módulo de “Inteligência e Estatística”, que ocorre até sexta-feira (26), os participantes também passarão por formações em ‘Investigação Criminal’ e ‘Inovação’. Até o momento, os participantes já foram capacitados nos temas “Atendimento ao Cidadão” e “Sistemas de Dados e Informação”.