30/11/2016 18h57

Prefeitos eleitos da Região Central conhecem Unidade Cuidar

O projeto de reorganização da rede de atenção à saúde, com enfoque na regionalização do atendimento e da gestão dos serviços, foi tema do encontro que a Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa) realizou nesta quarta-feira (30), em Linhares, com prefeitos eleitos e reeleitos da Região Central de Saúde. Após a reunião, o secretário Ricardo de Oliveira e a equipe técnica da Sesa acompanharam os novos gestores municipais em uma visita às dependências da Unidade Cuidar que está sendo implantada na localidade.

“Mais uma reunião e mais uma unanimidade em apoio ao projeto. O projeto tem uma unanimidade de apoio dos prefeitos, o que é uma condição necessária para o sucesso dessa proposta. Nós terminamos essas quatro reuniões, nessas quatro regiões de saúde, bastante motivados. Nós e os prefeitos, acreditando que esse projeto vai se tornar realidade em 2017, porque essa força de mobilização e de motivação que faltava já está totalmente explicitada por todos os prefeitos que participaram das reuniões”, comentou o secretário de Estado da Saúde.

O encontro com os gestores municipais faz parte da programação do Seminário Regional de Planejamento em Saúde 2017-2020, também realizado na Região Norte, no dia 03 de novembro; na Região Sul, no dia 08; e na Região Metropolitana, no dia 22. Nas reuniões, o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, apresentou o projeto do governo estadual para a área da saúde com o objetivo de dar conhecimento aos prefeitos que vão tomar posse em janeiro e firmar com eles a parceria necessária para que o que está sendo planejado realmente aconteça.

Para o prefeito eleito de Linhares, Guerino Zanon, a proposta do Governo do Estado vai ao encontro do que os municípios buscam há muitos anos. “Não só no Espírito Santo, mas em todo o Brasil, transportar pacientes pelas madrugadas para fazer exame na Região Metropolitana tem que acabar. E essa é a oportunidade de os municípios se unirem com o Estado e começarem a oferecer pelo menos os serviços mais necessários, para a população, próximo de suas residências. Estou feliz com a iniciativa, espero que os colegas eleitos se unam a esse projeto e que logo a gente possa mudar a realidade do atendimento médico-hospitalar aos munícipes do interior do Estado do Espírito Santo”, disse Zanon.

O prefeito eleito de João Neiva, Otávio Abreu Xavier, também ressaltou que a regionalização dos serviços e da gestão da saúde é uma demanda antiga e necessária. “O secretário Ricardo está empunhando essa bandeira com garra para fazer com que as coisas funcionem. E se os prefeitos assumirem pode ter certeza de que realmente vai funcionar e vai melhorar muito o atendimento à população. É um modelo que dá certo e é sensacional”, destacou.

O modelo

Desde o início da administração, no ano passado, a saúde foi colocada como prioridade e a Sesa vem repensando e discutindo com os municípios capixabas a reorganização do modelo de atenção à saúde. A proposta é ter uma rede de atendimento que encurte a distância entre a população e os serviços que ela precisa, oferecendo consultas e exames mais próximos do local de moradia do cidadão e tendo a gestão dos serviços de saúde feita pelos próprios municípios, de forma organizada e em conjunto.

O início desse novo modelo de assistência em saúde, que foi construído a “quatro mãos” pelo Governo do Estado e pelos municípios, terá início, oficialmente, com a inauguração da Unidade de Cuidado Integral à Saúde da Região Norte, o Cuidar Norte, muito em breve. O modelo de atenção à saúde utilizado no Norte está servindo de base para a implantação do serviço nas demais regiões de saúde. Na Região Central, a Unidade Cuidar está concluída e os equipamentos estão comprados, mas ainda é preciso dar passos importantes, como a definição do modelo de gestão, que poderá ser por consórcio, por exemplo, como foi pactuado na Região Norte.

“Agora os prefeitos têm que tomar posse, indicar o secretário municipal de saúde e nós temos que, com o secretário, organizar um plano de ação. Além disso, será necessário capacitar as pessoas que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde. Não vai ser uma coisa da noite para o dia, mas em alguns meses estará de pé”, disse o secretário Ricardo de Oliveira.

A Região Central de Saúde compreende 18 municípios. São eles: Águia Branca, Alto Rio Novo, Aracruz, Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, Rio Bananal, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã, Sooretama e Vila Valério.

Crédito das fotos: Assessoria de Comunicação/Sesa-ES

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde