11/08/2016 15h37 - Atualizado em 15/08/2016 10h00

Preservação de fotografias e memórias é tema de seminário

Sem a preservação dos registros pela sociedade, não seria possível o estudo e o conhecimento da história. Para comemorar o Dia Nacional do Patrimônio Histórico e os 80 anos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-ES) – as datas são celebradas na próxima quarta-feira (17) –  acontecerá o seminário “Memória Capixaba e Patrimônio Fotográfico”, no auditório Manoel Vereza, Prédio do CCJE, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.emporiocapixaba.com

Promovido pela IPHAN-ES e pela empresa Empório Capixaba, o seminário tem como finalidade sensibilizar o público para a importância da preservação de arquivo de imagens – que abrange fotografias, cartões postais e estampas diversas – e o conceito de “memória coletiva”. Durante o evento serão apresentadas iniciativas desenvolvidas por órgãos públicos e privados para a preservação de acervos histórico-fotográficos do Espírito Santo. O evento conta com a parceria da Associação dos Arquivistas do ES e do Departamento de Arquivologia da Ufes.

Programação

Um debate sobre as iniciativas público-privadas e a preservação da memória local, mediado pela Gestora Cultural, Diovani Favoreto, vai abrir a programação do evento, às 14h. Em seguida acontecerão as palestras “Acervo iconográfico do Centro de Documentação da Arquidiocese de Vitória”, ministrada pela bibliotecária Giovanna Valfré; “Acervo Coleção Francisco Seibel e Eutychio D’Oliver, memória da fotografia e seus produtores”, ministrada pelo conservador e restaurador fotográfico Paulo de Barros e “Identificação e descrição do patrimônio fotográfico”, ministrada pelo professor do curso de Arquivologia da UFES, André Malverdes.

Dando continuidade à programação, às 18 horas haverá um debate com órgãos públicos detentores da memória coletiva, mediada por Margarete Farias de Moraes, professora do curso de Arquivologia da Ufes. Nesse ciclo, a superintendente do Iphan-ES, Elisa Taveira, abrirá o debate com o tema “O IPHAN como produtor e perpetuador da memória histórica e arquitetônica”.

Já o diretor geral do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), Cilmar Francischetto, falará sobre a importância do órgão estadual para a conservação da memória capixaba. A Coordenadora Geral de Pesquisa e Documentação do Iphan, Lia Motta, virá do Rio de Janeiro especialmente para ministrar a palestra “Rede de Arquivos IPHAN – Repositório Online do Acervo Documental do Iphan”.

 

 Exposição fotográfica

Os participantes do seminário poderão conferir ainda a exposição “Uma canoa chamada lembrança”, de AndreMalverdes, que estará exposto na Biblioteca Central da Ufes. A mostra, realizada com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), é uma homenagem aos cidadãos de Itapina, distrito de Colatina, e a relação dos mesmos com o Rio Doce, contada através das fotografias guardadas por seus moradores.

 

Serviço

Seminário Memória Capixaba e Patrimônio Fotográfico

Data: quarta-feira (17), das 14 às 20h

Local: Auditório Manoel Vereza, CCJE, Ufes.

Inscrições gratuitas pelo e-mail emporiocapixaba@gmail.com

 

Programação:

14h – Abertura

14h30 – Iniciativas Público-Privadas e a Preservação da Memória Local

Mediadora - Diovani Favoreto (Gestora Cultural da empresa Empório Capixaba)

  • Acervo iconográfico do Centro de Documentação da Arquidiocese de Vitória - CEDAVES

Ministrante: Giovanna Valfré (Bibliotecária responsável pelo CEDAVES)

  • Acervo Coleção Francisco Seibel e Eutychio D’Oliver, memória da fotografia e seus produtores

Ministrante: Paulo de Barros (Conservador e restaurador fotográfico)

  • Identificação e descrição do patrimônio fotográfico

Ministrante: André Malverdes (Professor do curso de Arquivologia – UFES)

16h30 - Perguntas e debates

17h00 – Intervalo

18h00 – Órgãos Públicos Detentores da Memória Coletiva

Mediadora - Margarete Farias de Moraes (Professora do curso de Arquivologia – UFES)

  • O IPHAN como produtor e perpetuador da memória histórica e arquitetônica

Ministrante: Elisa Taveira (Superintendente do IPHAN-ES)

  • Arquivo Público do Estado do Espírito Santo e a guarda da memória Capixaba

Ministrante: Cilmar Francischetto (Diretor Geral do APEES)

  • Rede de Arquivos IPHAN – Repositório Online do Acervo Documental do Iphan

Ministrante: Lia Motta (Coord. Geral de Pesquisa e Documentação – COPEDOC/IPHAN)

19h30 - Perguntas e debates

Lançamento: Projeto de Difusão do Acervo Histórico Fotográfico do IPHAN-ES

Exposição Fotográfica ‘Uma canoa chamada lembrança”, na Biblioteca Central da UFES, 2º piso

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard