Processos e projetos bem geridos garantem eficiência e qualidade no atendimento à população
Quando aplicadas de forma alinhada, as gestões de projetos e processos possibilitam um alcance mais eficaz das estratégias das organizações. E principalmente em um cenário de restrição orçamentária, onde se deve fazer mais com menos, onde é preciso mais foco e clareza na definição de prioridades, essa sinergia torna-se ainda mais indicada no caso do Governo, para que os cidadãos possam ser atendidos com eficiência e qualidade, destacou Carlos Victor Salvarez Pestana, Gerente do Escritório de Projetos do Governo do Estado pela Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP).
Victor Pestana participou, nesta quinta-feira (6), de uma discussão com o tema “Processos x Projetos x Escritório de Processos”, durante a 78ª edição do BPM Day, realizado em Vitória pela seção capixaba da Associação Brasileira de Profissionais de Gerenciamento de Processos. Profissionais de empresas públicas e privadas participaram desse evento, discutindo temas e apresentando casos práticos relacionados ao Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM – Business Process Management).
O Escritório de Projetos e o Escritório de Processos são iniciativas que visam à realização da estratégia organizacional e a entrega dos resultados, diz Victor Pestana. “Tanto os projetos quanto os processos priorizados devem ser aqueles que gerem maior benefício para a organização. Essas unidades podem ser facilitadoras dos nós sistêmicos, compartilhados entre diversos projetos e processos, e auxiliar na consolidação das informações para tomadas de decisão da alta gestão, acelerando o alcance dos resultados”, explicou.
O gerente da SEP lembra que, nas organizações, gerenciamentos de projetos e de processos são uma tendência mundial que, gradativamente, vem chegando cada vez com mais força à gestão pública.
Ele diz que o Governo do Espírito Santo está atento a essa tendência. Dois dos projetos estruturantes geridos pelo Escritório de Projetos do Governo mantêm itens fortemente relacionados à gestão de processos: o de Inovação, Eficiência e Economicidade da Gestão Pública, que prevê implantação de escritório central e locais de processos, e o de Melhoria do Ambiente de Negócios, por meio de mapeamento e otimização de processos relacionados à abertura e legalização de novas empresas.
Como exemplo prático de gerenciamento de processo já aplicado, Victor Pestana cita o registro de empresa realizado pela Junta Comercial do Estado do Espírito Santo, cujo prazo caiu de sete para três dias. Outro exemplo é acompanhamento, por aplicativo, de alvará de licença do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo.