21/01/2016 13h00 - Atualizado em 18/07/2016 16h19

Procon orienta sobre controle de gastos e quitação das dívidas

Planejamento e controle financeiro são fundamentais para quem deseja quitar as dívidas e limpar o nome. Esse é o momento de levantar as dívidas do ano anterior e preparar um plano de ação para prosseguir no azul. Para ajudar o consumidor a organizar a sua vida financeira, o Procon-ES dá algumas orientações.

O início do ano é marcado por algumas despesas fixas como o pagamento do IPTU, IPVA, rematrícula e compra de material escolar, independente se a criança estuda em escola pública ou particular. Também é momento de aumento nos preços da cesta básica, das passagens, dos combustíveis, dos planos de saúde, dentre outros reajustes. Por isso, o importante é economizar.

“Janeiro é o mês em que mais gastamos, por isso é preciso colocar o pé no freio e começar a organizar as finanças. Se o consumidor, por motivo de necessidade, precisar adquirir um eletrônico ou eletrodoméstico, por exemplo, é interessante buscar promoções, pesquisando em diferentes lojas os preços dos produtos”, recomenda a diretora-presidente do Procon-ES, Denize Izaita.

Para organizar a vida financeira, primeiramente é preciso visualizar o tamanho da dívida. Para isso o consumidor deve listar todas as dívidas que possui com empréstimos e financiamentos (para quem deve, quanto deve, há quanto tempo); relacionar todas as despesas mensais como contas de água, luz, condomínio, telefone, plano de saúde, combustível, cartão de crédito, dentre outras e, também, fazer uma busca nos cadastros de proteção ao crédito (SPC/Serasa) verificando se há alguma restrição.

Após listar o quanto deve, é interessante que adeque o seu padrão de vida aos seus atuais rendimentos e faça algumas mudanças de hábitos. Independente se está endividado ou não, para quem está com o orçamento apertado, é fundamental economizar e cortar supérfluos. Isso poderá ajudar o consumidor a quitar uma dívida ou usar o dinheiro em algo que entenda necessário.

Avalie se é realmente necessário o contrato de TV por assinatura, internet e planos de telefonia pós-pago; ande menos de carro; prefira atividades de lazer gratuitas; se possível, experimente levar o almoço de casa para o trabalho; gaste menos água e energia elétrica e economize também no supermercado, comprando somente o necessário e reinventando receitas com as sobras do almoço. Verifique se é uma opção trocar a escola do filho por outra que ofereça um preço mais baixo de mensalidade, caso o plano pedagógico e metodológico atenda às necessidades; reaproveite livros e os materiais escolares que sobraram no fim de ano. Evite levar na carteira o cartão de crédito ou talão de cheques optando pelo pagamento à vista. Organize o guarda-roupa, que provavelmente vai encontrar roupas e sapatos que não usa há algum tempo. Experimente vender em sites objetos em perfeito estado e que não usa mais, sendo essa uma boa forma de arrecadar dinheiro.

“O consumidor pode se valer de muitas formas para poupar dinheiro e, ainda, ajudar o meio ambiente. Basta avaliar os contratos atuais, planejar, controlar os gastos futuros e elaborar um plano de ação para quitar as dívidas”, diz a diretora.

O próximo passo para o equilíbrio das contas é buscar a negociação das dívidas em atraso, caso possua. Na hora da negociação, deixe claro para o fornecedor o valor que poderá pagar e não aceite uma proposta difícil de cumprir. É interessante que o consumidor use as suas economias como poupança ou renda fixa que já possa ser resgatada para pleitear um desconto e quitar a dívida. Um fato comum presenciado diariamente nos balcões de atendimento do Procon é de consumidores que possuem dívidas com empréstimos pessoal, consignado e financiamento distribuídas em várias instituições financeiras. A dica nesses casos é realizar a portabilidade bancária reunindo as dívidas em uma única instituição.

A portabilidade de crédito proporciona liberdade para o consumidor pesquisar no mercado melhores condições de pagamento e juros mais baixos, possibilitando a transferência da dívida para outra instituição bancária, caso a oferta de crédito seja mais vantajosa. Para realizar a portabilidade, o consumidor deverá pedir ao banco onde está vinculada a sua dívida informações detalhadas sobre a sua operação de crédito como: número do contrato; saldo devedor atualizado; demonstrativo da evolução do saldo devedor; modalidade; taxa de juros anual, nominal e efetiva; prazo total e remanescente; sistema de pagamento; valor de cada prestação, especificando o valor do principal e dos encargos; e data do último vencimento da operação. Essas informações devem ser fornecidas no prazo de um dia útil, conforme regras do Banco Central. De posse dessas informações, o consumidor deverá procurar outra instituição bancária para onde deseja migrar a sua dívida e solicitar a portabilidade.

“A negociação deve acontecer e requer atenção especial do consumidor, antes de migrar a dívida, para que o parcelamento e o valor da dívida não sejam aumentados. A portabilidade de crédito só pode acontecer em condições mais favoráveis para o consumidor”, ressalta a diretora.

Se por alguma eventualidade o consumidor não puder arcar com o pagamento de alguma parcela do seu empréstimo, financiamento ou da fatura de algum serviço, não deve deixar as contas acumularem. Faça contato imediatamente com a empresa e tente uma negociação ou parcelamento.

Ao firmar um acordo de renegociação ou obter a quitação de uma dívida, é fundamental que guarde os comprovantes de pagamento e verifique se houve a regularização da situação perante os cadastros de inadimplentes como o SPC e Serasa, que devem retirar o nome do consumidor dos cadastros, no prazo de cinco dias, após o pagamento da primeira parcela da dívida negociada. 

 

Atendimento do Procon-ES

O consumidor que não conseguir negociar diretamente com a empresa ou tenha recebido uma proposta não satisfatória, deverá procurar o atendimento do Procon Estadual para auxílio na negociação. Os atendimentos são realizados na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 9º andar, Centro, Vitória das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira ou na Unidade Faça Fácil, em Cariacica, das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira e das 8 às 13 horas, no sábado.

Para que seja possível viabilizar o acordo é preciso que tenha disponível a Carteira de Identidade, o CPF, as últimas faturas, as propostas oferecidas e as suas condições de pagamento (à vista ou parcelado).

 

  

Informações à Imprensa: 

Assessoria de Comunicação do Procon Estadual

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