27/10/2015 16h55 - Atualizado em 10/08/2016 16h56

Professor e estudantes lançam livro “Reconstruir-Ser”

Valorizar e reconstruir tudo que faz parte do cotidiano são objetivos do livro “Reconstruir-Ser”, escrito pelo professor de Arte Uillian Trindade Oliveira e os alunos da Escola Antônio Engrácio da Silva, localizada na Serra. O lançamento acontece nesta quinta-feira (29), no auditório da unidade de ensino, às 15 horas.

O livro é baseado na tese de doutorado de Educação e Linguagem Visual do professor, que narra a trajetória de vida e o processo de criação artística do ambientalista e artista plástico Frans krajcberg, fotógrafo, artista plástico nascido na Polônia e naturalizado brasileiro, homem persistente e apaixonado pela natureza. Com sua arte, alertou sobre a destruição da natureza nas últimas quatro décadas.

Cerca de 250 alunos do 5º ao 7º ano do Ensino Fundamental contribuíram para a construção do livro durante dois meses. Com um olhar voltado para a história de vida de Krajcberg, eles trouxeram para o mundo as experiências vividas pelo artista e contam a própria história por meio de releitura em desenhos e textos poéticos.

Segundo Uillian, histórias de vidas interessantes, como a de Krajcberg que luta pela vida, servem de exemplo a serem seguidos. Ele conta que o livro ficou da forma que sonharam, e 300 exemplares foram impressos para distribuir para os alunos da escola.

“Trabalhar na construção desse livro com os alunos foi uma experiência de trabalho muito árduo. Mas ao mesmo tempo leve, porque foi como um sonho ver as crianças se interessarem e se emocionarem com a história de vida de Frans Krajcberg”, afirma o professor.

A história inicia-se com momentos felizes de Krajcberg com a família na Polônia, em seguida veio a guerra, a destruição, a morte e solidão; até ele vir para o Brasil e  encontrar na natureza, a esperança para restaurar a  vida.

Além dos alunos e do professor Uillian, o livro também contou com a colaboração da diretora Ledimar Corrêa Ramos de Souza e dos professores Gilmara Teixeira Rosa Elias, Márcio Baptista e Rosalba Reis Amaral.

Segundo a diretora Ledimar Corrêa Ramos de Souza, o trabalho “Reconstruir-Ser” foi muito satisfatório para a escola. “O livro ficou muito lindo. Estamos felizes e ansiosos para o lançamento. Os estudantes ainda não o pegaram em mãos, será uma surpresa para eles e também esperamos que seja uma tarde muito prazerosa”, finaliza a diretora.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação / SEDU

Vivian Camargo/ Flávia Zambrone

(27) 3636-7705 / 7706 / 7707

vbcamargo@sedu.es.gov.br/ fpzambrone@sedu.es.gov.br

Texto: Karine Dionísio

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard