18/09/2015 11h31 - Atualizado em 15/08/2016 16h31

Profissionais da educação se formam em pós-graduação em Coordenação Pedagógica

O curso de pós-graduação Lato Sensu em Coordenação Pedagógica, ofertado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), será finalizado neste sábado (19). Os cursistas vão apresentar as monografias, em forma de pôsteres, no “II Seminário de Pesquisa em Gestão Escolar: a Coordenação Pedagógica em Questão”, que será realizado na Escola Professor Renato José da Costa Pacheco, em Vitória.

O curso promoveu uma reflexão sobre o trabalho pedagógico, a gestão democrática, a resolução de problemas e o desenvolvimento de projetos no âmbito da organização do trabalho educativo e do processo de ensino-aprendizagem.

De acordo com a coordenadora Valéria Gon Zortea, “o curso permitiu aos profissionais aprimorar os conhecimentos, aliando as perspectivas teóricas e práticas, com elaboração de projeto de intervenção na unidade escolar em que atuam”.

Segundo a aluna Débora Resende Maranhão, o aprofundamento teórico contribuiu para a formação do profissional atuante na educação. “A modalidade do curso semipresencial foi um fator determinante para o sucesso dos estudos, já que os encontros presenciais facilitaram o entrosamento da turma com os professores e tutores”, afirma.

A pós-graduação foi realizada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em parceria com a Sedu, o Ministério da Educação (MEC) e a União Nacional dos Dirigentes  Municipais da Educação (Undime).

Pós-graduação

O curso de especialização, na modalidade semipresencial (EAD), foi direcionado aos Técnicos da Sedu, das Superintendências Regionais, das Secretarias Municipais da Educação, diretores, pedagogos e coordenadores de turno. A carga horária foi de 420 horas.

Vivian Camargo/ Flávia Zambrone/ Fernanda Xavier
Tel.: (27) 3636-7705 / 7706 / 7707 / 997037815