27/04/2015 16h00 - Atualizado em 19/08/2016 15h18

Projeto do Hospital Dr. Jayme debate temas de saúde em escolas

Pelo menos uma vez por mês, o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, promove o Jayme Itinerante, um projeto que tem como objetivo informar, tirar dúvidas e conscientizar meninos e meninas de escolas públicas do município sobre temas importantes, como acidentes que podem gerar queimaduras graves, doação de órgãos e gravidez na adolescência. A iniciativa tem dado certo. Sete escolas já participaram e quase mil estudantes tiveram a oportunidade de aprender mais sobre esses assuntos.

“Com o Jayme Itinerante, o hospital consegue multiplicar práticas preventivas e promover o exercício da cidadania, uma vez que o projeto coloca em debate questões problemáticas para a sociedade e propõe uma discussão junto com os grupos mais afetados”, esclarece a coordenadora do setor de Projetos Sociais do Hospital Dr. Jayme, Marta Santos Almeida.

O projeto busca alertar crianças e adolescentes com palestras e também com bate-papos e depoimentos, uma forma de comunicação que funciona bem para atrair a atenção desse público. Na última edição, realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Novo Horizonte, o hospital convidou a auxiliar administrativa Adriana Souza, que foi mãe aos 15 anos, para contar como foi a descoberta da gravidez, como a família reagiu e o que mudou na vida dela com a gestação.

“Não foi fácil. Eu não tive coragem de contar para os meus pais e eles só descobriram porque minha mãe me levou ao médico depois de perceber as mudanças no meu corpo. Meu pai parou de falar comigo, só conheceu a minha filha, a neta dele, onze anos depois. Tive um parto complicado, sem contar que pulei várias etapas da minha vida. Quando minhas amigas estavam indo para as festinhas, eu tinha que ficar em casa para cuidar do bebê”, relatou aos estudantes, que demonstraram ter ainda muitas dúvidas.

Alguns alunos queriam entender como usar a camisinha, perguntaram sobre os riscos de não usar o preservativo ou de ele furar, outros quiseram saber sobre métodos contraceptivos e os riscos da gravidez precoce. “Os profissionais do Jayme foram a outra escola aqui perto conversar sobre prevenção a queimaduras e nós perguntamos se seria possível abordar o tema gravidez na adolescência. Temos alguns casos aqui na escola, inclusive de uma aluna que está na segunda gravidez, por isso acredito ser muito importante esse bate-papo com os adolescentes”, disse a pedagoga Maria Lucia Dias, da EMEF Novo Horizonte.

Na ocasião, os estudantes tiraram dúvidas com a coordenadora da Maternidade do Hospital Dr. Jayme, a médica Alessandra Paixão, e com a psicóloga Graziely Almeida. “Não existe gravidez que não seja de risco. E no caso de adolescentes ela é de alto risco porque é grande a possibilidade de nascimento prematuro do bebê e de morte da mãe. Vocês, meninas, ainda não estão completamente desenvolvidas, o corpo ainda não está formado, por isso é necessário se prevenir. Aquela velha máxima de que 'isso não vai acontecer comigo' é mentira porque acontece”, disse a médica aos estudantes.

Próxima edição será em maio

A próxima edição do projeto Jayme Itinerante abordará o tema doação de órgãos. A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves já prepara o conteúdo para o bate-papo, que será na Escola de Ensino Fundamental e Médio Sizenando Pechincha, no bairro Barcelona, na Serra.

Para que sua escola seja contemplada, basta solicitar a visita por meio do telefone 3331-7713 ou pelo e-mail marta.almeida@hejsn.aebes.org.br.

Escolas que já receberam o Jayme Itinerante

Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEF) Germando André Lube, em Jacaraípe

Tema: Como prevenir acidentes em rede elétrica

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Aristóbulo Barbosa Leão, em Laranjeiras