Projetos diferenciados reforçam o aprendizado
Projetos que reforçam os conteúdos aprendidos em sala de aula estão motivando os estudantes da Serra e de Cachoeiro de Itapemirim a melhorarem o desempenho escolar. Um deles é o projeto “Soletrando”, realizado com os alunos do 5° ano vespertino do Ensino Fundamental da Escola Germano André Lube, na Serra, com o objetivo de ampliar o vocabulário, ajudar a compreender o significado das palavras e a ortografia correta.
No início do ano letivo a professora idealizadora do projeto, Heloiza Helena Costa Oliveira, notou que alguns dos alunos tinham dificuldades com a leitura. Inspirada no quadro de um famoso programa de televisão, começou o projeto “Soletrando” que ao longo do semestre estimulou o interesse das crianças em aprender.
“Eu foquei na oralidade. Alguns alunos não entendiam a leitura, mas com o projeto eles se esforçaram e estão conseguindo. Os próprios pais estão incentivando em casa. Todos estão aprendendo brincando e jogando”, contou Heloiza.
O resultado do esforço de cada criança foi apreciado pelos pais e a equipe pedagógica que marcaram presença na conclusão do projeto. Os alunos competiram e soletraram palavras sorteadas e que tinham seu significado explicado, mas deveria ser soletrada e repetida pelos alunos.
Para Heloiza a maior conquista foi ver os pais dos alunos realizados e satisfeitos com os avanços no aprendizado, principalmente na Língua Portuguesa, tão necessária no dia a dia.
Multiplicando o aprendizado
Os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio, da Escola Estadual Newtro Ferreira de Almeida, localizada em Cachoeiro de Itapemirim, também estão empenhados em multiplicar o aprendizado e dividir conhecimentos, participando da segunda etapa do Projeto Multiplicando.
A programação do projeto foi dividida em duas etapas: na primeira, os alunos aprenderam na teoria sobre a Matemática, e na segunda, eles realizaram diversas atividades incluindo tomada de tabuada, multiplicação, soma, divisão e subtração, estoura balão, perguntas e respostas e premiações.
Os vencedores da gincana foram os representantes do 6º ano. De acordo com a professora de Matemática, Jucimara Coelho, o resultado da ação foi bastante positivo. “No início do ano percebi que eles tinham dificuldade em assimilar as operações básicas da tabuada e para ajudá-los, decidi utilizar as atividades educativas”, afirmou.
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Texto: Mayara Vasconcelos