18/03/2015 15h00 - Atualizado em 22/08/2016 16h18

Região Central participa do debate para construção do Plano Regional de Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) deu continuidade, nesta quarta-feira (18), às reuniões de mobilização dos agentes municipais, estaduais e federais para elaboração dos Planos Regionais de Saúde. O encontro desta vez aconteceu com os representantes da Região Central, no Auditório da Escola Conde de Linhares, em Colatina.

O objetivo da reunião é convidar os agentes regionais a participarem do processo de desenvolvimento do Plano Regional de Saúde. Durante o encontro, o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, apresentou a importância da união entre as três esferas do Governo (municipal, estadual e federal) para encontrarem soluções de melhorar o atendimento à população, sobretudo, com foco na atenção primária.

“A qualidade do gasto público começa com planejamento. Estamos aqui propondo o caminho da cooperação para aumentarmos a eficiência na aplicação dos recursos públicos. Neste quadro de restrição de recursos é preciso, é decisivo, fazer mais com menos. Não podemos esperar que o Congresso Nacional e o Governo Federal acharem uma solução para o financiamento da saúde”, explica o secretário.

Ainda segundo Ricardo de Oliveira, a proposta é de que essa união procure uma forma de dar mais qualidade na aplicação dos recursos da saúde que está disposto no orçamento. “As demandas da população para acesso aos serviços de saúde estão diariamente nas nossas portas”, acrescenta.

Participaram da reunião Adalberto Dazzi, representante do Ministério Público; Fábio Bittencourt da Defensoria Pública; o prefeito do município de Colatina, Leonardo Deptulski; os deputados estaduais Padre Honório e Raquel Lessa, entre outras representações municipais.

A Região Central de Saúde compreende os municípios de Águia Branca, Alto Rio Novo, Aracruz, Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, Rio Bananal, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã, Sooretama e Vila Valério.

Reuniões

Foram realizadas reuniões em todas as regiões de saúde. Nesta quinta-feira (19), às 9h, o encontro será com representantes da Região Norte, no Auditório da Faculdade Vale do Cricaré, em São Mateus.

Região Norte

Data: 19 de março de 2015 (quinta-feira)

Horário: 9h

Local: Auditório da Faculdade Vale do Cricaré. Rua Humberto Almeida Franklin, nº 1, Bairro Universitário, em São Mateus.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges