23/10/2015 16h30 - Atualizado em 11/08/2016 15h00

Região Norte encerra Seminários do Plano Regional de Saúde

O último Seminário do Plano Regional de Saúde foi realizado na Região Norte e contou com a presença de mais de 100 pessoas, nesta sexta-feira (23), no auditório do Ministério Público Estadual, em São Mateus. Prefeitos, secretários municipais de Saúde, representantes do Ministério Público e do Conselho Estadual de Saúde prestigiaram o evento. O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, também esteve presente e ressaltou o trabalho produzido nos últimos seis meses pelos 78 municípios capixabas.

Segundo Armando Filho, consultor do Hospital do Coração (HCor),  que coordenou os trabalhos nas regiões, o objetivo central da mudança proposta é produzir qualidade de vida para a população. O consultor também ressaltou que essa integração é essencial. "Ela é fundamental para se construir um conceito novo: o da regionalização. Acredito que estamos dando um passo gigantesco nesse sentido", afirmou.

Já o Superintendente Regional de Saúde da Região Norte, Fabiano Marily, declarou que esse trabalho mostra claramente o que pensa a região sobre saúde pública e o que se deve fazer para resolver os problemas e torná-la mais resolutiva. "Somos agentes públicos desse processo. E vamos conseguir colocar essas questões levantadas aqui em prática. O avanço será indiscutível", avaliou o superintendente.

A representante do Ministério da Saúde na Região Norte, Gilcilene Pretta Cano Ribeiro, disse que acredita muito na mudança proposta de regionalizar a saúde. "Tenho a convicção que estamos fazendo diferente. Esse trabalho foi feito nas quatro regiões. Então, não fizemos um projeto piloto. O secretário Ricardo de Oliveira está de parabéns por essa iniciativa", disse.

A Região Norte de Saúde compreende os municípios de Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão.

O secretário de Estado da Saúde se mostrou altamente otimista com os trabalhos apresentados nas quatro regiões. "Meu entusiasmo é total.  Não dá para ser diferente. Participei dos seminários na Região Sul, em Cachoeiro de Itapemirim,  na Região  Central, em Vitória, da Região Central, em Colatina, e esse último da Região Norte, aqui em São  Mateus. Todos foram muito resolutivos.  Mostraram e propuseram coisas diferentes", revelou o secretário.

Oliveira ressaltou ainda que uma das relevâncias desse trabalho está no fato de cada região apresentar uma identidade própria. Segundo Ricardo de Oliveira, no que depender da Secretaria de Estado da Saúde essa realidade vai passar a fazer parte da saúde do Espírito Santo. "Sei que não vamos mudar uma realidade simplesmente virando uma chavinha de uma hora para outra. Mas temos de ter um começo. Dar um primeiro passo. E acredito que começamos a fazer história", garante o secretário.

Seminários do Plano Regional de Saúde

Foram realizados, de terça (20) até esta sexta-feira (23), Seminários do Plano Regional nas quatro Regiões de Saúde do Estado.  Nesses encontros, cada região apresentou o plano de intervenção elaborado entre abril e setembro durante as atividades de dispersão da formação disponibilizada pelo Hospital do Coração (HCor).

Para construção do plano de intervenção cada região elencou quatro temas centrais. Segundo o gerente de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Secretaria de Estado da Saúde, Francisco José Dias da Silva, as intervenções foram elaboradas a partir das necessidades sociais, levantamento histórico e identificação das prioridades de saúde de cada região.

A Região Norte de Saúde definiu como temas centrais a saúde materno-infantil, saúde mental, violência e acidentes e envelhecimento. Já a Região Central definiu saúde materno-infantil, saúde mental, câncer de mama e envelhecimento, como temas. A Região Metropolitana apresentou como prioridade os temas saúde materno-infantil, saúde mental, violência e acidentes e envelhecimento.

A Região Sul de Saúde escolheu a saúde materno-infantil, saúde mental, doenças cardiovasculares e sífilis para intervenção. Durante os seminários, as regiões de saúde também apresentaram os mecanismos de governança que pretendem adotar para garantir a execução efetiva do plano regional.

Plano Regional de Saúde

O Plano Regional de Saúde tem o objetivo de direcionar os recursos de forma mais eficiente, para que sejam criados e melhorados os serviços de saúde de acordo com o perfil de cada região. De acordo com o gerente de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Sesa, Francisco José Dias da Silva, os planos elaborados serão instrumento para gestão das políticas de saúde dessas regiões, além de servir de referência para alocação de recursos de custeio e investimento por parte dos municípios, do Governo do Estado e da União.

Nesse sentido, a organização das redes regionais de assistência pode reduzir a necessidade de deslocamento dos cidadãos pelo território do Estado para conseguir atendimento.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges