29/08/2016 09h15 - Atualizado em 26/08/2016 17h13

Respeito à diversidade sexual é tema de exposição fotográfica

Pensando na importância da visibilidade dos recursos artísticos da fotografia, o Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade - Gold, do Espirito Santo, irá realizar a mostra "Projetando Identidades". Esta é a primeira exposição fotográfica com travestis e transexuais do Estado, que terá a sua abertura na quarta-feira (31), às 19h, no Museu Capixaba do Negro (Mucane), localizado no Centro de Vitória.

A mostra tem como foco conscientizar a população da importância do respeito à diversidade sexual, refletir sobre a inclusão dessas pessoas na sociedade, e alertar para os índices de violência contra travestis e transexuais, por meio de números e dados que estarão fixados no local. Este projeto foi selecionado pelo Edital 002/2015 da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio do Prêmio Projetando a Cultura de Ideias.

De acordo com a presidente do Grupo Orgulho Liberdade e Dignidade (Gold) do Espirito Santo, Deborah Sabará, a seleção de fotografias foi feita por meio de uma chamada pela Internet, para que as pessoas pudessem contribuir produzindo ou cedendo os registros. “Postamos nas redes sociais esperando que poucas pessoas fossem enviar as fotografias, no máximo 15 ou 20. Até que em poucos dias vimos que já estavávamos chegando a quase 70 pessoas fotografadas. Foi surpreendente”, destacou Deborah.

Além da exposição fotográfica, no mês de setembro haverá no local uma série de debates sobre variados temas, além da exibição de filmes e documentários. Estes encontros, segundo Deborah, são fundamentais para oferecer conhecimento para todos os públicos. “O debate pauta a questão de gênero e sexualidade como uma discussão pública, na família, na escola, na comunidade, na falta de acesso à saúde e assistência. É necessário trabalhar principalmente a autoestima desta população “invisível”, desconhecida para grande parte da sociedade”.

O prêmio

Contemplado pelo Edital 002/2015 - Diversidade Cultural - da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o prêmio “Projetando a Cultura de Ideias” é um curso de formação que proporcionou ao público jovem atuante nas áreas social, cultural-artística e esportiva, uma oportunidade por meio da seleção pública, para participar de oficinas de desenvolvimento da escrita e da prática, referentes execução de projetos.

Os participantes do Prêmio acompanharam a formação presencial realizada em maio deste ano, no Museu de Artes do Espírito Santo (Maes), e participaram de oficinas com sete formadores de diferentes temáticas como Foco e Inovação, Mobilização e Articulação, Formação de Equipe, Políticas para Minorias e Políticas Culturais, Comunicação, Organização e Articulação de Ideias e conteúdos para Escrita, e Prática de Projetos/Ações.

Os grupos também receberam visitas e atendimentos individuais desenvolvidos pela Equipe Projetando. O projeto conta com apoio do Assédio Coletivo, Site DNA Urbano, Varal Agência de Comunicação e Atelier de Ideias.

Data: quarta-feira (31)
Horário: 19h às 22h
Local: Museu Capixaba do Negro (Mucane). Endereço: Avenida República, número 121, Centro, Vitoria.

Atrações Culturais
Nina Flávia
Cia Motumbaxé
Ariel Baha

Atrações Culturais
Nina Flávia
Cia Motumbaxé
Ariel Baha

Confira a programação do ciclos de debates:

A Questão Racial e a Luta LGBT
Horário: 14h as 17h
Mediador: Henrique Rocha - Direção da UNA/ES (União Nacional LGBT)

Palestrantes:

Felipe Moura de Andrade - Coordenador de Políticas para Diversidade Sexual e Gênero do Governo do ES

Mirtes Santos - Integrante do Coletivo Negrada. Pós graduada em Gestão de Políticas Públicas de Gênero e Raça

Haverá certificado de participação

Transmasculinidade e suas Vivências
Realização: IBRAT/ES (Instituto Brasileiro de Masculinidades)
Exibição do documentário Precisamos falar sobre Homens Trans, seguido de debate

Mediador: Murilo Lopes Teixeira - Vice coordenador IBRAT/ES
Debatedores:

Theo Calhau Monteiro - Secretário Setorial Metropolitano do IBRAT/ES

Izah Silva - Coordenador Setorial Metropolitano do IBRAT/ES

LGBT e o Acesso ao Serviço Público
Data 210/09
Horário: 14h as 17h

Mediador: Fábio Veiga - Coordenador Colegiado do Fórum Estadual Pela Cidadania LGBT do Espírito Santo

Palestrantes

Douglas Admiral - Defensor Público, integrante do núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Espírito Santo

Haverá certificado de participação

Cine Clube da Diversidade
Horário: 19 as 22 horas
Realização: ES Cineclube Diversidade
Filmes :
O BABADO DE TOINHA
MC LINN DA QUEBRADA
BODAS DO DIABO

Mediador: Fabrício Fernandes - Jornalista e escritor

Debatedora: Sandy Vasconcelos - Cineasta

Amordaçad@s e enquadrad@s em uma escola sem partido !
Realização: Sindiupes
Debatedores:
Josandra Rupf - Coletivo de Igualdade Racial do Sindiupes
Tiago Mello - Coletivo de Diversidade Sexual do Sindiupes
Thompson Griffo - Presidente da União Municipal dos Estudantes Secundatistas de Ibatiba - UMESI e Membro da União Nacional LGBT
ASSOPAIS (Associação de Pais de Alunos do Espírito Santo)

Passo a Passo para Retificação do Nome
19h as 22h
Realização: Defensoria Publica do Estado do Espírito Santo

Mediador: Ricardo Schinip
Palestrantes:

Vivian Almeida - Coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo