09/03/2015 10h25 - Atualizado em 22/08/2016 17h02

Saúde recebe vacina tríplice viral para imunização de crianças alérgicas ao leite da vaca

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu a vacina tríplice viral para imunização de crianças alérgicas ao leite da vaca.  A vacina combate o sarampo, a caxumba e rubéola e já foi distribuída aos municípios. A Sesa orienta que os pais busquem informações sobre a vacinação nas unidades de saúde de suas cidades. A imunização das crianças alérgicas ao leite da vaca foi suspensa no ano passado após registro de casos de reações adversas.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Danielle Grillo, o Estado recebeu 10.210 doses da vacina tríplice viral, fabricada pela Fiocruz - BioManguinhos. Os municípios foram orientados a identificar salas de referência para vacinação das crianças. Segundo Danielle, antes de vacinar, todas as crianças necessitam ser avaliadas para investigar se são alérgicas ao leite da vaca ou se tiveram alergia à dose anterior.

“A vacina tríplice viral é aplicada em crianças aos 12 meses de vida e a partir de dois anos de idade naquelas que receberam apenas uma dose da vacina com o componente sarampo, caxumba e rubéola”, explica a coordenadora.

Após a avaliação, se constar que a criança é alérgica ao leite da vaca deve-se verificar a situação vacinal conforme o calendário nacional de vacinação. Se anteriormente ela já foi vacinada com duas doses da tríplice viral, ela não necessita de uma nova dose.

Já crianças não vacinadas ou com apenas uma dose da tríplice viral que tiverem histórico de alergia devem receber uma nova dose do laboratório Fiocruz.  A coordenadora explica que as crianças com apenas uma dose da tríplice viral, que têm entre 15 meses e menos de dois anos de idade, devem receber a tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela). Mas, se a criança estiver com idade acima de 2 anos deve receber a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). 

Na campanha nacional de vacinação de tríplice viral do ano passado, o Ministério da Saúde recomendou aos estados e municípios suspender a vacinação em crianças com alergia ao leite da vaca como medida preventiva, pois foi verificado que algumas crianças desenvolveram alergia após a vacinação.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges

jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br

Juliana Rodrigues

julianarodrigues@saude.es.gov.br

Ana Carolina Stutz

anapinto@saude.es.gov.br

Texto: Ana Carolina Stutz

Tels.: (27) 3345-8074/3345-8137/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard