05/03/2015 18h00 - Atualizado em 22/08/2016 17h19

Secretaria de Agricultura discute agenda de trabalho com Movimento dos Pequenos Agricultores

O secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Octaciano Neto, destacou, nesta quinta-feira (05), que o fortalecimento da agricultura familiar será prioridade para o Governo. A afirmação foi feita durante reunião com a coordenação do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), em São Gabriel da Palha. O encontro teve o objetivo de construir uma agenda de trabalho com base nas propostas e reivindicações do MPA, como o crédito subsidiado para pequenas agroindústrias, habitação no campo, crédito emergencial para a produção diversificada e controle do uso de irrigação, entre outras.

Octaciano Neto anunciou que a Secretaria de Agricultura está elaborando o primeiro edital do Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar (Funsaf), que deve ser lançado ainda no primeiro semestre deste ano. O secretário ressaltou que o MPA poderá elencar vários projetos prioritários dentro do Funsaf. Entre os principais objetivos do fundo está a ampliação dos investimentos na agricultura de base familiar no Espírito Santo, com foco na promoção da inclusão social e econômica e na geração de mais oportunidades no campo.

 

Funsaf

 

O Funsaf oferecerá apoio técnico e financeiro às iniciativas na área da agricultura familiar, que serão selecionadas por meio de Chamadas Públicas. Poderão ser beneficiadas associações, cooperativas de agricultores familiares, instituições que desenvolvam pesquisas agropecuárias e prestadoras de serviços de assistência e extensão rural.

O fundo, que conta com a parceria do BNDES, será gerenciado por um Comitê Gestor, que terá, entre outras atribuições, a de estabelecer as prioridades e diretrizes para aplicação dos recursos. A expectativa é que o Funsaf possibilite o incremento dos processos de agroindustrialização, beneficiamento e comercialização dos empreendimentos, contribuindo para que eles se tornem mais produtivos e aumentando a geração de renda para os trabalhadores.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Seag

Daniel Simões

(27) 3636-3700

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard