21/11/2016 17h08 - Atualizado em 21/11/2016 17h11

Secretário de Saúde se reúne com prefeitos eleitos da Região Metropolitana

O projeto de reorganização da rede de atenção à saúde a partir de uma visão regional será tema do encontro que a Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa) realizará nesta terça-feira (22) no distrito de Pedra Azul, em Domingos Martins, com prefeitos eleitos e reeleitos da Região Metropolitana de Saúde, que engloba 20 municípios.

O encontro com os gestores municipais faz parte da programação do Seminário Regional de Planejamento em Saúde 2017-2020, já realizado na Região Norte, no dia 03 de novembro, e na Região Sul, no dia 08. Na reunião, o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, tem apresentado o projeto do governo estadual para a área da saúde com o objetivo de dar conhecimento aos prefeitos que vão tomar posse em janeiro e firmar com eles a parceria necessária para que o que está sendo planejado realmente aconteça.

Desde o início da administração, no ano passado, a saúde foi colocada como prioridade e a Sesa vem repensando e discutindo com os municípios capixabas a reorganização do modelo de atenção à saúde. A proposta é ter uma rede de atendimento que encurte a distância entre a população e os serviços que ela precisa, oferecendo consultas e exames mais próximos do local de moradia do cidadão e tendo a gestão dos serviços de saúde feita pelos próprios municípios, de forma organizada e em conjunto.

O início desse novo modelo de assistência em saúde, que foi construído a “quatro mãos”, pelo Governo do Estado e pelos municípios, terá início, oficialmente, com a inauguração da Unidade de Cuidado Integral à Saúde da Região Norte, o Cuidar Norte, muito em breve. O modelo utilizado no Norte está servindo de base para a implantação do serviço nas demais regiões de saúde, o que inclui a Região Metropolitana.

A Região Metropolitana de Saúde compreende os municípios de Afonso Cláudio, Brejetuba, Cariacica, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Fundão, Guarapari, Ibatiba, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.

Serviço:

Seminário Regional de Planejamento em Saúde 2017 – 2020.

Data: 22/11 (terça-feira)

Horário: das 8h às 12h,

Local: Pousada dos Pinhos – Rodovia BR 262, km 90, distrito de Pedra Azul, em Domingos Martins.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges