19/03/2015 14h11 - Atualizado em 22/08/2016 15h45

Secretário discute drenagem do Rio Marinho com lideranças comunitárias

O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), João Coser, recebeu no início da tarde desta quinta-feira (19), lideranças comunitárias de bairros no entorno do Rio Marinho nos municípios de Vila Velha e Cariacica. O objetivo da reunião foi apresentar o projeto de intervenções previsto para a região.

Segundo o secretário, o Governo do Estado, por meio da Sedurb, trabalha para garantir a execução de obras para o manejo de águas pluviais e a drenagem urbana Vila Velha e Cariacica.  “Nossa intenção ao fazer essa primeira reunião é apresentar o projeto que estamos desenvolvendo. Queremos incluir a comunidade em todo o processo de discussão e execução da obra que, com certeza, vai minimizar os estragos das chuvas e oferecer mais qualidade de vida aos moradores dos dois municípios”, afirmou João Coser. 

O secretário explicou que há um empenho coletivo do Governo do Estado, da Caixa Econômica, dos municípios e do Ministério das Cidades para que o projeto se concretize. “São aproximadamente R$ 350 milhões, com repasses federais, para obras nas bacias hidrográficas dos canais da Costa, Guaranhuns, Rio Aribiri, Jardim de Alah e Campo Grande, que inclui o Rio Marinho”, explicou o secretário.

 

Os líderes comunitários presentes destacaram a importância da reunião. Todos afirmaram ser o início de um processo de diálogo com o Governo do Estado para a solução de um desejo antigo daquela região. Segundo o presidente do Movimento Comunitário de Rio Marinho, Francisco de Moraes, os moradores reivindicam melhorias na região há muito tempo. “É uma caminhada longa e penosa. Precisamos dessa parceria com o Governo do Estado para chegarmos a uma solução. Acabando com os alagamentos, nós estamos agindo em defesa da vida daquela comunidade”.

Já o presidente do Movimento Comunitário de Cobilândia, Bira Regis, considerou como um avanço positivo a reunião. “Esse encontro nos traz confiança para realizamos um trabalho junto ao Governo do Estado e os municípios no sentido de resolver os problemas de alagamento da nossa região”.

Também participaram da reunião o presidente do Instituto de Ação Comunitária Integração, Altair Gonçalves, o diretor da Federação da Associação de Moradores de Cariacica (Famoc), Dauri Correia, o presidente do Movimento Comunitário de Bandeirantes, Luiz Ceará, e o vice-presidente do Movimento Comunitário de Cobilândia. Além das lideranças, o deputado estadual José Carlos Nunes, morador da região, e o subsecretário de Drenagem e Saneamento da Prefeitura de Vila Velha, Alberto Pêgo, também estiveram presentes.

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação - Sedurb

Loureta Samora

(27)3636-5002 / (27) 99972-5128

loureta.samora@sedurb.es.gov.br /comunicasedurb@gmail.com

Lícia Mendonça – Imprensa

(27)3636-5021

licia.mendonca@sedurb.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard