Sedu apoia campanha de prevenção ao câncer de mama e de próstata
Aderindo a duas importantes campanhas mundiais, o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) realizou, na última sexta-feira (30), uma cerimônia de abertura, que reuniu os servidores da Secretaria para um momento de conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama e ao câncer de próstata. O objetivo é ressaltar a importância da realização de exames periódicos, como o autoexame e a mamografia para mulheres e o exame de toque e o PSA para os homens.
O secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, anunciou a abertura da campanha, que contou com apresentação do Coral Viva Você e também distribuição de fitas rosas.
Uma faixa metade rosa e metade azul foi colocada na fachada da Sedu, como forma de simbolizar a luta contra o câncer de mama e de próstata e estimular a participação da população, de empresas e entidades.
No Espírito Santo, a campanha está sendo realizada pelo Governo do Estado e a Associação Feminina de Combate ao Câncer (Afecc). A abertura oficial acontecerá nesta segunda-feira (03), às 17 horas, no Palácio Anchieta.
Durante todo o mês, a Afecc promoverá uma série de atividades (confira a agenda abaixo), entre elas, palestras em vários municípios, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 1.010 casos novos de câncer de mama no Espírito Santo em 2016. Ainda segundo o Inca, o câncer de mama é o tipo que possui a maior incidência e a maior mortalidade na população feminina em todo o mundo. No Estado, foram registrados 145 óbitos pela doença no primeiro semestre deste ano. Em 2015, o câncer de mama foi responsável por 271 óbitos no Espírito Santo.
A suscetibilidade genética, o início precoce do fluxo menstrual e a menopausa tardia são alguns dos outros fatores que aumentam o risco de surgimento da doença, ou seja, fatores não modificáveis, portanto, não passíveis de intervenção. Porém, segundo especialistas, fatores relacionados ao comportamento, como ingestão de bebidas alcoólicas, sedentarismo, obesidade e tabagismo, podem ser combatidos como forma de prevenção ao câncer de mama.
Outubro Rosa
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é organizado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Esse movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes à prevenção ao câncer de mama no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção à doença.
Novembro Azul
É uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce ao câncer de próstata. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro.
Programação Outubro Rosa
Informações Adicionais:
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/ Sedu
Vivian Camargo / Flávia Zambrone
Texto: Soraia Camata Canal