01/03/2016 11h30 - Atualizado em 12/07/2016 14h55

Sejus forma 249 novos inspetores concursados

A cerimônia de formatura dos 249 aprovados no curso de formação de Inspetores Penitenciários da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) ocorreu nesta terça-feira (01). Os novos inspetores, que integram a turma Fox, receberam os certificados de conclusão do curso no cineteatro da Universidade Vila Velha, em Vila Velha.

A cerimônia também incluiu homenagens aos alunos que se destacaram durante o curso de formação. Eles foram reconhecidos pelos coordenadores de cada grupamento com placas de homenagens.

Esta é a 6ª turma do curso de formação da Sejus. Os candidatos fazem parte do cadastro de reserva do último concurso público realizado pela Secretaria. O concurso de 2012 abriu 500 vagas – e cadastro de reserva - para Agente Penitenciário e Agente de Escolta e Vigilância e teve um total de 1.468 classificados, dos quais 697 já foram nomeados. 

Participaram da cerimônia o secretário de Estado da Justiça, Eugênio Coutinho Ricas, o subsecretário para Assuntos do Sistema Penal, Alessandro Ferreira de Souza, o subsecretário de Controle e Suporte, Alton Xavier, o corregedor da Sejus, Emerson Rocha, e o diretor da Escola Penitenciária, Rodrigo Bernardo Ribeiro Pinto, além de familiares e amigos dos novos inspetores. Vários diretores de unidades prisionais do Estado e servidores da Sejus também prestigiaram o evento.

Em seu discurso, o secretário Eugênio Coutinho Ricas deu as boas-vindas ao grupo, parabenizou a todos pela conquista e destacou os desafios a serem enfrentados pelos novos inspetores.

"Parabenizo a todos por terem sido aprovados em um concurso público tão concorrido. Ao longo do ano, todos vocês tomarão posse, serão localizados em unidades prisionais do Estado e terão a responsabilidade de integrar o sistema penitenciário do Espírito Santo, que é referência nacional em ressocialização e em segurança penitenciária", afirmou.

Curso de formação

Todos os candidatos que participaram do curso de formação já passaram por outras cinco etapas: prova objetiva, prova de condicionamento físico, exame de saúde, prova de aptidão psicológica, comprovação de idoneidade e conduta ilibada na vida pública e na vida privada. Todos eles receberão os certificados.

O curso de formação tem carga horária de 400 horas e a presença do aluno é obrigatória em horário integral. As aulas são realizadas na Escola Penitenciária do Espírito Santo (Epen). Durante o curso, os alunos tiveram aulas teóricas e práticas, nas seguintes disciplinas: Lei de Execução Penal; Ressocialização; Saúde, Psicologia e Serviço Social Prisional; Sistema Penitenciário do Espírito Santo; Leis de Trânsito (Direção defensiva); Segurança Eletrônica; Táticas Defensivas; Técnicas de Revistas; Armamento e Tiro; Escolta Armada; entre outras.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br / imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664    

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard